Realizar um levantamento em livros didáticos de química para o Ensino Médio e selecione quatro situações.

Química Ensino Médio EM


Realizar um levantamento em livros didáticos de química para o Ensino Médio e selecione quatro situações nas quais evidencie:

a) duas tentativas de contextualização e cotidiano e;
b) duas situações de abordagem histórica, filosófica ou sociológica.

A partir da escolha, apresentar uma análise crítica das quatro situações escolhidas. Não se esquecendo de citar obras analisadas.

Foto de Fagner S.
Fagner perguntou há 7 anos

Sabe a resposta?

Ganhe 10 pts por resposta de qualidade
Responder dúvida
1 resposta
0
votos
Nenhum usuário votou nessa resposta como útil.
Professor Marcos F.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Respondeu há 7 anos
Olá Fagner. Veja os livros abaixo. Agora é só pesquisar para responder os itens a. e b. Bons estudos! TÍTULO: ANÁLISE DE ALGUNS LIVROS DE QUÍMICA DO ENSINO MÉDIO AUTORES: SILVA, A.M. (UECE) ; SILVA, F.E. (UECE) RESUMO: Este trabalho buscou elucidar um pouco das questões interdisciplinares presentes no ensino da química para o nível médio. Após o levantamento bibliográfico foi possível abranger a visão sobre o tema. O foco principal deste trabalho foi à interdisciplinaridade presente em alguns livros didáticos de química. Desta forma, buscou-se comparar algumas estratégias comumente utilizadas pelos autores de livros didáticos desta disciplina na busca por aprimorar suas obras. O fruto da observação dos livros possibilitou identificar a presença ou não do caráter interdisciplinar nas obras lidas. Através dos dados de uma pesquisa efetuada em duas escolas públicas procurou-se entender a noção que os alunos têm sobre este tema e como os professores e coordenadores atuam diante desta questão didática. PALAVRAS CHAVES: interdisciplinaridade, ensino de química INTRODUÇÃO: O livro didático de química do ensino médio é uma importante ferramenta no processo de ensino e aprendizagem. No meio educacional, observa-se inúmeros livros didáticos de química, e nem todos podem ser encarados como bons divulgadores dos conhecimentos químicos para os alunos. Atualmente um dos recursos didáticos muito utilizado pelos autores de livros e professores do ensino médio é a busca por integrar os conhecimentos das várias disciplinas presentes no âmbito curricular dos alunos. Este cenário educacional é conhecido como interdisciplinaridade. Esta tendência acarretou uma mudança positiva na educação básica. Após o seu advento, observou-se que a integração das disciplinas permite ao aluno um melhor aprendizado, pois ele pode relacionar conhecimentos diversos e interligá-los com o seu dia-a-dia ou com disciplinas que lhes sejam mais afins. A busca por aprimorar a estruturação dos livros de química, exige esforços por parte de editoras e autores. Tais esforços associam-se com o sugerido pelos PCNs e com as novas políticas educacionais implementadas pelo MEC como, por exemplo, o Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). Desta forma, faz-se necessário obter dados relacionados à interdisciplinaridade nos livros de química acessíveis aos alunos do ensino médio. É possível observar que a integração dos conhecimentos curriculares mostra-se como uma poderosa estratégia capaz de tornar os conhecimentos da química, tão pouco compreendidos e apreciados pela maioria dos alunos, aceitável por um maior número de estudantes. Os dados do proposto estudo servirão para sugerir novas abordagens e levantar questionamentos que aprimorarão esta importante alavanca do conhecimento da química, o livro didático. MATERIAL E MÉTODOS: Para obter uma compreensão detalhada sobre a interdisciplinaridade foi promovido um levantamento bibliográfico com foco em trabalhos acadêmicos e livros de especialistas no assunto. A principal fonte de pesquisa bibliográfica foram os artigos publicados em revistas e disponíveis na rede mundial de computadores. Para obter dados dos livros didáticos de química, utilizou-se os seguintes de livros: 1. COMPLETAMENTE QUÍMICA, CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE – MARTHA REIS MARQUES – FTD, 2001; 2. QUÍMICA – USBERCO & SALVADOR – 9.ed. – EDITORA SARAIVA, 2004; 3. QUÍMICA – RICARDO FELTRE - 6.ed.- EDITORA MODERNA, 2004. Buscou-se contemplar os livros das principais editoras adotados pelas escolas do município de Fortaleza-CE. Para extrair dados dos livros, promoveu-se uma leitura detalhada dos mesmos e um levantamento dos temas que poderiam ser abordados em outros livros que não só os de química. Os temas e assuntos evidenciados serviram para mostrar como a química pode se relacionar com outras matérias estudadas nas escolas. Promoveu-se uma pesquisa para obter dados sobre o cenário educacional de algumas escolas públicas e como elas avaliavam o material didático em uso. Foi elaborado um questionário para os alunos, professores e coordenadores. O foco principal foi a visão dos alunos. A partir da visão insuficiente ou substancial dos alunos, buscou-se indiretamente compreender as atividades interdisciplinares voltadas para os mesmos. Para estruturar a pesquisa foram escolhidas duas escolas públicas. A pesquisa realizou-se nas escolas EEFM (Escola de Ensino Fundamental e Médio) Paulo Freira, e E.E.M (Escola de Ensino Médio) Mariano Martins, localizados em Fortaleza-CE. RESULTADOS E DISCUSSÃO: 1. PESQUISA COM OS ALUNOS: a) o que você entende por interdisciplinaridade? A maioria dos alunos (61,7%) não entende o significado do termo, e os demais entendem, mas com dúvidas. b) Você acha que seu livro de química o deixará preparado para solucionar alguns problemas presentes no seu dia-a-dia? 38,27% responderam com alguma coerência ou sentido e afirmação positiva para a resposta, 15,43% responderam com alguma coerência ou sentido e afirmação negativa para a resposta e 46,30% responderam sem nenhum sentido ou não responderam. c) Você acha que o modo como o seu livro relaciona o conteúdo da química com outras disciplinas ajuda a despertar o seu interesse pela química? Muito: 25,92%, Mais ou menos: 50,61%, Pouco: 8,04%, Muito pouco: 15,43%. 2. PESQUISA COM OS PROFESSORES: a) O que você entende por interdisciplinaridade no ensino da química? Todos os professores que participaram da pesquisa responderam de modo favorável à questão. Porém o conceito de interdisciplinaridade é amplo e relativo. b) Você acha que o material didático de química adotado pela escola deixa os alunos preparados para solucionarem problemas reais presentes no cotidiano deles? Apenas um dos professores não possuía material didático para trabalhar com os alunos. Nenhum educador afirmou que o livro adotado preparava o aluno para os problemas do cotidiano. Um dos educadores afirmou que a grande finalidade dos livros didáticos é preparar para o vestibular enquanto outro professor corroborou com este afirmando que os livros de química apresentam uma didática metodista caracterizada por fórmulas e conceitos sem uma contextualização didática e muito menos interdisciplinar.

Envie uma dúvida gratuitamente

Envie sua primeira dúvida gratuitamente aqui no Tira-dúvidas Profes. Nossos professores particulares estão aqui para te ajudar.

Professores particulares de Química

+ Ver todos
Encontre professor particular para te ajudar nos estudos
R$ 115 / h
Marcos F.
São Paulo / SP
Marcos F.
5,0 (15 avaliações)
Horas de aulas particulares ministradas 150 horas de aula
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Mestrado: Engenharia de Produção (Universidade Federal de São Carlos)
Aprenda Matemática, Física, Química
R$ 70 / h
Marcos T.
Iguaba Grande / RJ
Marcos T.
5,0 (84 avaliações)
Horas de aulas particulares ministradas 855 horas de aula
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Energia - Química Concentrações Químicas Propriedades Periódicas
Graduação: Engenharia Civil (UNIESP)
Mais de 2000 horas de aulas on-line ministradas. Inúmeras aprovações em concursos militares e vestibulares. Meu objetivo é seu entendimento.
R$ 80 / h
Cláudio D.
Fortaleza / CE
Cláudio D.
4,9 (82 avaliações)
Horas de aulas particulares ministradas 181 horas de aula
Tarefas resolvidas 35 tarefas resolvidas
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Química para Ensino Fundamental Química Básica Química para Ensino Médio
Doutorado: Medicina (Hematologia e Oncologia) (Unifesp)
Professor de ciências biológicas (nível médio e superior). Quer aprofundar seus conhecimentos ou entender o que há de mais complicado? Vamos!
Envie uma tarefa, lista de exercícios, atividade ou projeto
  • Você define o prazo
  • Professores fazem propostas e você escolhe o melhor
  • Interação com o professor por chat
  • Se não gostar da resolução, reembolsamos
Enviar Tarefa

Envie uma dúvida gratuitamente

Envie sua primeira dúvida gratuitamente aqui no Tira-dúvidas Profes. Nossos professores particulares estão aqui para te ajudar.

Encontre um professor e combine aulas particulares Presenciais ou Online