Teoria do campo ligante

Química Teoria dos orbitais moleculares

Teoria dos orbitais moleculares aplicado a complexos é a mesma coisa que teoria do campo ligante? Se não, quais as diferenças? Pelo que estudei a teoria dos orbitais moleculares explica a série espectroquímica. Isso seria a teoria do campo ligante?

Foto de Maria O.
Maria perguntou há 1 mês

Professor João A.
Respondeu há 1 mês

Embora tanto a teoria dos orbitais moleculares (TOM) quanto a teoria do campo ligante (TCL) sejam usadas para entender a estrutura e a reatividade dos complexos de coordenação, elas são teorias diferentes e abordam aspectos diferentes da química de coordenação.

1. Teoria dos Orbitais Moleculares (TOM):

• A TOM trata os complexos de coordenação como entidades moleculares em que os orbitais moleculares se formam a partir da combinação dos orbitais atômicos dos ligantes e do íon metálico central.
    • Na TOM, a interação entre os orbitais metálicos (d) e os orbitais dos ligantes (geralmente s, p ou d) resulta na formação de orbitais moleculares que são preenchidos por elétrons dos ligantes e do metal.
    • A TOM pode ser usada para explicar propriedades eletrônicas, como a ordem de ligação e a natureza dos estados excitados dos complexos de coordenação.
  2. Teoria do Campo Ligante (TCL):

• A TCL é baseada na interação entre os orbitais d do metal de transição central e os ligantes (o campo ligante).
    • Segundo a TCL, a interação entre os ligantes e os orbitais d do metal provoca a divisão dos orbitais d em dois conjuntos de energia, chamados de orbitais t2g (mais baixos em energia) e eg (mais altos em energia).
    • A separação de energia entre esses orbitais é chamada de "separação de campo" (?). A magnitude de ? determina a reatividade e a espectroscopia dos complexos de coordenação.
    • A TCL é frequentemente usada para explicar fenômenos espectroscópicos, como a série espectroquímica e os espectros de absorção eletrônica de complexos de coordenação.

Embora a TOM e a TCL abordem aspectos diferentes da química de coordenação, ambas são úteis para entender e prever o comportamento dos complexos de coordenação em diferentes contextos. A série espectroquímica, que é explicada principalmente pela TCL, pode ser correlacionada com as energias relativas dos orbitais moleculares na TOM, mas as duas teorias são distintas em seus fundamentos e aplicações.

-1
-1 usuários votaram nessa resposta como não útil.
Professor João G.
Respondeu há 1 mês

Bom dia, Maria!

A teoria do campo ligante é basicamente uma aplicação da teoria do orbital molecular,com foco na interação entre os orbitais d do átomo metálico central da estrutura do complexo e os ligantes associados a este.

O processo é basicamente o mesmo, ou seja, utilizar os orbitais do metal e dos ligantes e produzir combinações entre esses, de modo que se possa mensurar os níveis de energia que estão envolvidos nessa interação de orbitais.

Caso não tenha ficado claro, pode me chamar e esclarecemos as possíveis dúvidas pendentes

Bons estudos!

Professores particulares de Química

Química Pré-Vestibular Química Básica Química para Ensino Médio
Ivan M.
Ivan M.
Cálculo Estequiométrico Química Pré-Vestibular Química Básica
Graduação: Engenharia Civil (IFCE - Campus Fortaleza)
Aprenda com quem passou 27 vezes em medicina e tirou nota máxima em matemática e em redação no enem.