Transmissibilidade de pecado

Teologia Doutrinas da Igreja Exagese Bíblilca Novo Testamento

O pecado de Adão foi nos transmitido até hoje? o mesmo acontece com meus antepassados, ou seja, também herdei os pecados deles? Por que prestarei contas a Deus apenas da minha parte, se os tiver herdado? Herdei o pecado origina ou apenas compartilho de uma natureza pecaminosa provocada pela ação de Adão? Se esse pecado original habita em todo ser humano, crianças que não conhecem Jesus, morrem sem salvação por causa desse pecado? ou depende da corrupção da criança quando virar adulto?

Foto de Anna B.
Anna perguntou há 2 anos

Sabe a resposta?

Ganhe 10 pts por resposta de qualidade
Responder dúvida
5 respostas
0
votos
Nenhum usuário votou nessa resposta como útil.
Professor Diego N.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Respondeu há 2 anos
Olá, boa tarde graça e paz! Herdamos o pecado de Adão e Eva. Esse pecado é transmitido por meio do ato sexual entre homem e mulher. Creio que a consequência do pecado só seja creditada de forma a condenação a partir de adulto. Outras linhas teológicas vão interpretar de forma diferente, exemplo disso é a linha calvinista.

Envie uma dúvida gratuitamente

Envie sua primeira dúvida gratuitamente aqui no Tira-dúvidas Profes. Nossos professores particulares estão aqui para te ajudar.

0
votos
Nenhum usuário votou nessa resposta como útil.
Professor Joaquim D.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Respondeu há 2 anos

Olá, Anna. Em Gn 3, Eva foi enganada pela serpente (Satanás) e comeu o fruto que Deus havia proibido. Em seguida, Adão, seu marido, também comeu deste fruto. O resultado é que, naquele momento, toda a raça humana pecou contra Deus, já que a raça, naquela ocasião, contava com apenas estas duas pessoas. 

Assim, dali para a frente, todos os descendentes de Adão se tornaram herdeiros do pecado, de uma natureza pecaminosa. Rm 3.23 afirma que "todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus". O apóstolo Paulo fala disso em Rm 5.12 "Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porque todos pecaram." Sugiro a leitura deste capítulo 5 de Romanos.

Aparentemente, quando um casal gera um filho, este já nasce debaixo do pecado.  Sobre Jesus, somos ensinados que nasceu sem pecado, isto porque foi gerado pelo Espírito Santo (ou seja, pelo próprio Deus) e não pela relação sexual de um homem e uma mulher.  Então temos o pecado da raça (em Adão) e por causa dele, herdamos uma natureza pecaminosa, que compromete nossos desejos e nos faz pecar contra Deus.

Ambos os pecados são resolvidos pela graça, quando confiamos em Jesus para nossa redenção (salvação). Em Cristo, passamos da morte para a vida, ou seja, saímos da condenação de nossos pecados e recebemos a salvação.

No Salmo 51.5, Davi disse: "Eu nasci na iniqüidade, e em pecado me concebeu minha mãe." Por este verso, acreditamos que o pecado já vem desde a gestação. Toda pessoa que nasce neste mundo é pecador e condenado à morte física e ao inferno (uma situação eterna), mas no caso do inferno, podemos nos livrar desta condenação pelo arrependimento e fé em Jesus Cristo e sua morte na cruz e ressurreição como pagamento e vitória sobre a condenação do pecado.

Crianças nascem pecadoras sim. A questão é se Deus as condena ou não ao inferno, caso não tenham condições de crerem em Jesus para sua salvação. Isso divide opiniões. Há quem defenda a salvação da criança, em função de sua incapacidade de crer ainda, e se utilizam de textos como o de Mateus 19.14 que diz: "Jesus, porém, disse: Deixai os meninos, e não os estorveis de vir a mim; porque dos tais é o reino dos céus.", embora o contexto não ajude muito no entendimento que estas palavras significam a salvação. No entanto, o que se crê é que todos nascem pecadores, mas que a condenação é imputada ao homem à partir do momento em que ele é capaz de consciência de seu pecado e seja capaz de escolher o bem e rejeitar o mal.  O que gera outra dúvida: Quando isso acontece? Sinceramente, não temos respostas. 

No entanto, o que a Bíblia deixa claro é que Deus não é injusto ao condenar pessoas pelo seu pecado, e que Ele é gracioso ao nos dar seu filho para perdão dos pecados a todo aquele que nele crê. Minha sugestão, falemos de Cristo às nossas crianças e oremos pela conversão delas. 

Espero ter ajudado, se quiser continuar a conversa, só perguntar mais. Deus te abençoe.

0
votos
Nenhum usuário votou nessa resposta como útil.
Professor Felipe S.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Respondeu há 2 anos

Paz ana Me chamo Felipe, você pode me contactar pelo instagran @pbfelipecosta1 caso tenha mais duvidas, vou responder sua pergunta ponto a ponto caso tenha duvida me chama por lá!

1- O pecado de Adão foi nos transmitido até hoje? 

Sim,  você pode conferir isso no livro de romanos 

Romanos 5:12-19 NTLH

O pecado entrou no mundo por meio de um só homem, e o seu pecado trouxe consigo a morte. Como resultado, a morte se espalhou por toda a raça humana porque todos pecaram . . .
 
2 - o mesmo acontece com meus antepassados, ou seja, também herdei os pecados deles? 
 
Não, respondemos a Deus apenas por nossas açoes pecaminosas, embora nossas escolhas sofram influencia do pecado de adão. Porem Deus visita a iniquidade dos pais nos filhos.
exodo 20:5
Não te prostrarás diante deles nem lhes prestarás culto, porque eu, o Senhor,o teu Deus, sou Deus zelo­so, que castigo os filhos pelos pecados de seus pais até a terceira e quarta geração daqueles que me desprezam . . . ( se analizar bem verá que o contexto desse texto é sobre idolatria.
 
 3 - Herdei o pecado origina ou apenas compartilho de uma natureza pecaminosa provocada pela ação de Adão? 
 
O Pecado Original corrompe a natureza humana,  imagine adão como uma Arvore contaminada na raiz, e essa contaminação corrompe sua seiva oque diretamente atinge os frutos, o que temos é uma natureza caida do estado de glória! 
 
Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus;

Romanos 3:23
 
4-  Se esse pecado original habita em todo ser humano, crianças que não conhecem Jesus, morrem sem salvação por causa desse pecado?
 
Crianças nascem sim em estado pecaminoso. Salmo 51 – Em iniquidade fui formado, e em pecado me concebeu minha mãe
Porem a criança tem uma natureza pecaminosa e não tem uma conciencia de pecado, ela não tem atitudes de pecado. de forma geral a posição teologica que mais se apresenta nesse caso é o entendimento de que Deus em sua Graça e misericordia Salva essas crianças,  Spurgeon, D.A Carson são alguns autores que vão falar sobre isso. veja esse video sobre o assunto. https://www.youtube.com/watch?v=9yNFKi794dE
 
5- Por que prestarei contas a Deus apenas da minha parte, se os tiver herdado?
 
Nós prestamos contas a Deus pelo nosso pecado, e esse pecado é efeito do pecado original, a prova disso é que nós continuamos pecando. 
 
a doutrina do pecado se hama hamartiologia, busque estudar sobre pois será util. Shalon !!

Está precisando de Aulas Particulares?

Aqui no Profes você encontra os melhores professores particulares, presenciais ou online, para aulas de qualquer assunto!
0
votos
Nenhum usuário votou nessa resposta como útil.
Professora Jéssika P.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Respondeu há 2 anos
O pecado não foi transmitindo, mas sim a natureza pecaminosa, mas todos nós temos o livre árbitrio para escolher as nossas ações, escolher pecar ou não. Já as crianças são puras, e se por um a caso falecer sem conhecer a Jesus, serão salvas porque o Reino dos Céus já é dos puros de coração..
0
votos
Nenhum usuário votou nessa resposta como útil.
Professor Alexander S.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Respondeu há 2 anos
Sim! Herdamos o pecado de Adão! O pecado original entrou por um homem, e por ele, toda a criação foi afetada. Você não será julgado, ou terá que responder, pelos pecados de seus antepassados. Você responde por seus pecados! Mas Jesus nos justifica de todo pecado! O pecado original está em nós, nessa carne corrompida. Por isso, teremos nosso corpo transformado (1Co 15:51 em diante). Quanto as crianças, todos nascemos condenados. Porém, no livro de Levítico, nos mostra a necessidade do sacrifício pelo nascituro. Esse sacrifício, assim como todos os outros, foi substituído pelo mais excelente sacrifício de Nosso Senhor na cruz. Por isso, crianças podem ser alcançadas por esta graça maravilhosa!

Lista de exercícios, Documentos, Revisão de texto, trabalho?

Se seu problema for dificuldade em uma lista de exercícios, revisão de teses e dissertações, correção de textos ou outros trabalhos, peça uma ajuda pelo Tarefas Profes.

Professores particulares de Teologia

+ Ver todos
Encontre professor particular para te ajudar nos estudos
R$ 60 / h
Diego N.
Betim / MG
Diego N.
4,5 (2 avaliações)
Tarefas resolvidas 2 tarefas resolvidas
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Doutrinas da Igreja Ensino Religioso Aconselhamento Bíblico na Teologia
Graduação: Teologia (Faculdade Entre Rios do Piauí)
Sou professor de teologia há mais de oito anos. vamos aprender vários assuntos e disciplinas essenciais nessa área. estude conosco. Se aventure.
Envie uma tarefa, lista de exercícios, atividade ou projeto
  • Você define o prazo
  • Professores fazem propostas e você escolhe o melhor
  • Interação com o professor por chat
  • Se não gostar da resolução, reembolsamos
Enviar Tarefa

Envie uma dúvida gratuitamente

Envie sua primeira dúvida gratuitamente aqui no Tira-dúvidas Profes. Nossos professores particulares estão aqui para te ajudar.

Encontre um professor e combine aulas particulares Presenciais ou Online