Mais que Advogado, sou Educador!
Por: Fernando M.
07 de Abril de 2017

Mais que Advogado, sou Educador!

Direito Advogado

Reflexões de um Educador

 

Ser  advogado não é nada fácil! Afirmo isto, mas estou falando de ser advogado na mais pura concepção da palavra. E não como se dizem e agem, muitos, hoje em dia.

 

Do latim "advocatu". De "ad", para junto, e "vocatus", chamado, invocado, ou seja, aquele que é chamado para ajudar. Profissional legalmente habilitado para atuar em Juízo.

 

Ora, se levarmos isto em conta, posso sim REPETIR que ser advogado não é tarefa nada simples. Mas honrosa. Afinal, estamos ou existimos para AJUDAR. Não é mesmo?!

 

Por outro lado, o que eu diria então de ser EDUCADOR?

 

Bom, acabo sendo repetitivo e chato, mas não posso me furtar em dizer que esta profissão está no topo. Ela é uma outra coisa. Nada se iguala a ela. Ela é simplesmente a MAIOR representação do que se conhece como atitude de AMOR ao próximo. Resguardadas, claro, algumas situações muito típicas.

 

Mas em condições normais de vida em comunidade, nada supera esta devoção, esta doação, esta atitude que DENOTA fielmente o que seja algo ALTRUÍSTA.

 

O educador é a personificação EXATA do que se entende por alguém ALTRUÍSTA, ou seja, fazendo uma breve pesquisa podemos, eticamente, nos apoderar, e para efeito de esclarecimento,  de alguns ensinamentos postos na rede, e dizer que altruísmo é o substantivo masculino com origem na palavra em francês altruisme que indica uma atitude de amor ao próximo ou ausência de egoísmo Também pode ser usada como sinônimo de filantropia.

 

É também considerada uma doutrina ética que indica o interesse pelo próximo como um princípio "supremo" de moralidade.

 

Percebemos também que vários pensadores defenderam o conceito de altruísmo, sendo que alguns defenderam a atitude representativa do altruísmo sem usar essa palavra. Este foi o caso do filósofo alemão Ludwig Feuerbach. A palavra "altruísmo" propriamente dita foi criada pelo filósofo francês Auguste Comte para descrever um comportamento oposto ao egoísmo.

 

Sabe-se que uma pessoa altruísta é aquela que pensa nos outros antes de pensar em si própria. O altruísmo é uma das bases de várias doutrinas religiosas, como o Cristianismo, por exemplo. No caso do Cristianismo, o altruísmo é revelado através do amor ao próximo, um dos mandamentos deixados por Jesus (João 13:34). Apesar disso, o altruísmo não é uma atitude exclusiva de uma pessoa que segue uma religião e pode ser demonstrado por qualquer pessoa, sendo uma questão de moral.

 

Um indivíduo altruísta não é interesseiro, ou seja, não ajuda os outros com o objetivo de obter algum benefício em troca. No entanto, existe também o conceito de altruísmo recíproco, em que uma pessoa ajuda outra sabendo que no futuro essa pessoa poderá estar em condições para retribuir o favor.

 

A empatia e a ética consistem em dois dos fundamentos do altruísmo, porque é importante que uma pessoa se coloque no lugar da outra, entendendo o que ela está passando e atuando de acordo com isso.

 

Diante deste breve histórico, poderemos, respeitosamente, na verdade, dizer que esta profissão de EDUCADOR seja a única profissão que o salário que se paga pelo seu mister, pelo seu fazer diário, não seja nem de longe o que o MOVE a cada dia! E nem o que explica a sua persistência, a sua NUNCA desistência em ensinar, em se doar e em CRER que tudo se pode através da educação, só através dela!

 

Afinal, no coração do educador não há espaço, tempo ou permissão para SE DEIXAR abater!

 

Falando por mim, agora, eu que aqui deposito essas breves "ORAÇÕES" de um educador, embora advogado também, afirmo que o retorno financeiro indecente que esta profissão rumina não é veneno suficiente a nos fazer desistir desta DOAÇÃO, desta entrega de alma, deste incondicional ato sereno e consciente de sempre se despojar de interesses mesquinhos, próprios de muitos aliás, pois o que nos "ALIMENTA" não é o que o salário que nos pagam poderá comprar, mas o que vemos de mudanças (enquanto seres humanos) naqueles que fizeram do ambiente educacional, qualquer que seja, o seu ÚNICO caminho para se transformar pessoas em cidadãos verdadeiramente TRANSFORMADORES, formadores de gente que PENSA, REFLETE, MUDA e ajuda, sem interesses, como novos agentes de mudanças.

 


O educador é a "única saída" para muitos dos "males" do ser humano, por exemplo esta crise, sem precedentes, comportamental, onde aluno descarrega seu ódio em agressões nunca vistas ou experimentadas na história, em seus ÚNICOS e verdadeiros "salvadores": Seus professores! Seus educadores! Pois bem! Acha que vamos ou que vou desistir? Nunca! Eles não sabem o que fazem!

 

Precisam de nós! Afinal, o Estado constituído NUNCA foi saudável ou sério. Mas agora faliu! Acabou! Eles só têm a nós! E nós sabemos do que somos capazes. Mesmo que aqueles que determinam nossos salários (indecentes) não saibam e nem queiram saber! Afinal, eles também são os mais ignorantes! Completamente, e especialmente do ponto de vista ético. Logo, o caso deles (Governo como um todo, os três Poderes, na figura seus representantes) é, de longe, muito mais grave!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Imagem Ilustrativa

 

Fonte:http://www.massinsight.org/2016/11/01/gateway-college-success-network-strengthening-ties-middle-high-school-teachers/

www.dicionarioinformal.com.br - www.significados.com.br

 


 

 

 

 

 

R$ 50 / h
Fernando M.
Nova Iguaçu / RJ
Fernando M.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Direito Trabalhista Civil Código de Defesa do Consumidor
Especialização: Ambiente Virtual de Aprendizagem: Interação e Recursos (UNIABEU)
Professor de Direito
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil