Boa tarde Samuel.
Não é preciso testar todos os 11 milhões de veículos para se atestar a inconsistência dos poluentes. Para isso, basta realizar uma amostra aleatória sem reposição para uma população finita determinando o erro máximo que se deseja cometer para que a conclusão do teste de hipóteses seja estatisticamente confiável.
O tamanho da amostra, dado esse erro pré-determinado, irá considerar que a população é finita (Para mais esclarecimentos, pesquise sobre "Tamanho de amostra para população finita").
Conhecendo qual seria o valor de óxido de nitrogênio que é permitido emitir, as hipóteses a serem testadas são:
H0 : Média de emissão dos veículos da Volkswagen = 40 000 · X (X valor permitido).
H1: Média de emissão dos veículos da Volkswagen é diferente 40 000 · X (X valor permitido).
Nota: Testar e rejeitar a hipóteses de diferença (BILATERAL), garante que qualquer teste de hipótese UNILATERAL (< ou >) também será rejeitado, pois o valor crítico do teste BILATERAL é MAIOR do que o valor crítico do teste UNILATERAL.
Atenciosamente,