Tenho uma dúvida quanto à essa questão: "Afirmar, como Nietzsche o faz, que a verdade não se entende como adequação, mas sim como um conjunto de procedimentos mentais pelos quais o humano inventa, para seu próprio uso, maneiras de interpretar a realidade não implica niilismo. Afinal, para Nietzsche, a verdade possui uma origem, mas ele o entende como um fundamento móvel." Seria a sentença verdadeira?
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Olá!
Então, Nietzsche considera que a construção do conhecimento e da verdade possui um caracter antropológico, ou seja, o ser humano irá construir de acordo com a limitação de seu intelecto verdades absolutas. Nietzsche entede a verdade como algo móvel pois, ele considera que a verdade tem sua origem nas relações humanas, que ao longo de sua utilização vão perdendo o seu sentido originário e passam a ser adotadas como verdades (tendo em vista o que Nietzsche fala sobre a verdade no campo da moral, em sua obra " Sobre verdade e metira no sentido extramoral"). Sendo assim, as diferentes verdades que podem existir, em diferentes épocas ou regiões, e isso não se dá por uma questão niilista, pois Nietzsche entende o niilismo de forma geral como um desvalorização do valores e não uma simples troca de valores. Levando isso em conta, creio que a afirmação está correta.
Espero ter ajudado.
Atenciosamente,
Profª Mag.
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