Como embasamento teórico, observem os estudos da Análise do Discurso de Linha Francesa - AD, inspirada dos trabalhos de Michel Pêcheux, e, em especial, as formulações de Michel Foucault, que influenciou Pêcheux principalmente nas 2a e 3a épocas da AD. Para Foucault, o sujeito é sempre o resultado de uma prática, ou seja, o sujeito é sempre modelado. Assim, a educação escolarizada funciona como dispositivo encarregado de fabricar um tipo bem determinado de indivíduo.
Assim, por exemplo, recentemente nota-se um esforço da escola em fazer com que a família "fale a mesma língua" e no passado, o estímulo ao amar com severidade, ou seja, disciplinando os indivíduos fora dos "moldes" .
Assim este pragmatismo começa a surgir no início do Século XX, que coincide com o início da atuação de Foucault. A elite brasileira, por exemplo, costumava enviar seus filhos para estudar na Suíça, buscando por "resultados", ou seja, destaque social e financeiro de seus descendentes.
Espero ter ajudado, Jocasta.
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