Q1. Comente sobre os pensamentos filosófico e mítico, sob o aspecto da argumentação, buscando mostrar características convergentes e/ou divergentes entre esses dois tipos de pensamento.
Q2. Comente sobre as vantagens da arte para a educação, inclusive para o processo mais amplo de formação humana, do ponto de vista pedagógico?.
Q3. Relate sobre a importância da DÚVIDA no pensamento de Descartes ?
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Q1.
O pensamento mítico representou uma das primeiras tentativas de organizar um conhecimento sobre a realidade do mundo e da vida. As explicações míticas são uma tentativa de explicação da realidade a partir da crença, ou seja, busca justificar na crença os fenômenos da natureza e os problemas humanos, justificando as desigualdades sociais e a função das leis. Enfim tem um caráter pedagógico, porque todas as histórias mitológicas têm algo para nos ensinar (no sentido moral). Já o pensamento filosófico a partir do discurso (logos) busca explicar racionalmente, a partir do plano natural sem recorrer ao plano sobrenatural, os fenômenos naturais, os problemas huamanos, as desigualdades sociais, a função das leis etc.
Q2. Comente sobre as vantagens da arte para a educação, inclusive para o processo mais amplo de formação humana, do ponto de vista pedagógico?.
A arte na aprendizagem ajuda como melhorar a educação através das artes, como transferir a aprendizagem nas e através das artes para outras disciplinas e motiva os professores a descobrir e criar entendimento do comportamento humano, do pensamento, do potencial e do aprendizado, especialmente através da observação cuidadosa de obras de arte e de várias formas de envolvimento em experiências artísticas. É usada para destruir a monotonia de um dia escolar regular, dissipando da implacável aritmética e leitura. A arte deve ser vista como um meio de terapia, nunca algo feito para causar estresse e dificuldade implacáveis. Se um aluno ficar menos tenso e se sentir cansado do estresse em seus ambientes de aprendizado, ele aumentará suas notas em outras aulas, como matemática, inglês ou ciências. Para dar uma vibração descontraída, colocar arte tende a fornecer um ambiente calmo que produz uma sensação de paz e serenidade. As atividades relacionadas às artes são importantes por muito mais do que apenas manter o aluno ocupado ou relaxado. Eles provaram aumentar a auto-imagem de uma criança. A auto-estima, a confiança e o orgulho que advém da arte na educação são realmente incríveis e cada criança deve ser capaz de experimentar isso.
Q3.
Descartes a dúvida é o ponto mais importante da Filosofia. A dúvida é o começo, o princípio do pensar filosófico, uma vez que a dúvida leva ao questionamento, isto é, a saída do senso comum e a entrarmos no senso crítico. Por conseguinte, a dúvida também pode ser tomada enquanto método (a Dúvida Metódica), ou seja, Descartes propõe os graus da dúvida como o caminho, método para se chegar às certezas, ou seja, para atingirmos o cogito ergo sum (penso, logo existo).
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O pensamento mitológico, embora seja uma explicação, não tem base no racional. São relações primárias criadas pelo ser humano na tentativa de compreender tudo a sua volta. Por isso, o mito não tem compromisso com a verdade e acaba ganhando muitas versões, pois geralmente era transmitido pela fala. Já o pensamento filosófico possui base racional, fundamentada e reflexionada. A filosofia pensa sobre o que propõe, duvida, questiona, organiza... por isso o espaço para o fantasioso diminui. É importante falar da escrita no processo do desenvolver filosófico, pois a palavra escrita fixa o discurso e permite grandes debates.
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