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Filosofia Ensino Médio 1º Ano Acompanhamento Escolar

Possivelmente o primeiro filósofo atomista de que se tem notícia, Leucipo foi
um filósofo grego do século V a.C., mestre de Demócrito, o filósofo grego que
melhor desenvolveu a posição atomista. Tal posição trata da hipótese de que
todos os objetos do mundo são constituídos por pequenas partículas
indivisíveis.
Há controvérsia sobre a real existência de Leucipo, uma vez que, de acordo
com Diógenes Laércio,  Epicuro  afirmou que Leucipo nunca existiu, e vários
compiladores, como Trasilo de Alexandria, compilaram trabalhos acerca do
atomismo sem incluir Leucipo. Este tipo de controvérsia foi tema de discussões
por muitos anos no século XIX, especialmente no meio acadêmico alemão.
Não obstante, o consenso atual é de que Leucipo é um personagem histórico
real.
De acordo com os registros de Aristóteles, Leucipo seria o criador da posição
atomista, sendo Demócrito, como discípulo, aquele que a desenvolveu,
continuando o trabalho de seu mentor.

A posição de Leucipo era de que os seres não admitiam a presença de vácuo e
que, por outro lado, o movimento não era possível na ausência e vácuo. O
vácuo, para Leucipo, seria o não-ser, a ausência de átomos, e os seres e
outros objetos do mundo seriam coleções de átomos. Um vez que o movimento
não é possível sem o vácuo, e sabemos que há movimento, deve haver vácuo.
Uma vez que objetos são compostos de algo, e objetos existem, este algo que
os compõe existe, e podemos investigar do que se trata. Esta distinção deixa
claro que Leucipo não estava interessado na discussão conceitual entre "seres"
e "não-seres", mas em apontar uma hipótese direta e material para explicar a
existência, preferindo trabalhar a distinção "cheio" e "vazio", ou "vácuo".
Ainda, a presente distinção é importante para entendermos como Leucipo
concebe a formação do mundo. De acordo com o filósofo, o todo seria
composto de dois elementos, o cheio e vazio, e os mundos são formados
quando os átomos se aglomeram e do movimentos destes átomos surgem as
estrelas. Em uma região qualquer, muitos átomos, de diversas formas, saem
do ilimitado para o vasto espaço vazio, este movimento forma um vórtex no
qual os átomos empurram-se uns contra os outros, gerando mais movimento.
E, os átomos são tão numerosos que o giro da aglomeração se desequilibra,
assim, as luzes emitidas passam para o espaço vazio do lado de fora, como se
estivessem a ser peneiradas; o restante continua em conjunto e tornando-se
emaranhados seguem seu circuito para formar um sistema esférico primário.
Mais e mais átomos se aglomeram e a camada externa da aglomeração vai se
tornando mais fina e expandindo, pelo movimento dentro deste sistema, a
Terra começa a se formar, devido a aglomeração de átomos no centro. Quando
alguns destes componentes secam e giram em conjunto com o vórtex, eles
entram em combustão, devido a velocidade de seu movimento, e transformam-
se na substância das estrelas. Os corpos celestes, agora formados, iniciam seu
movimento, suas órbitas, o Sol circula a lua e a Terra se desloca ao centro,
com a forma semelhante a de um tambor. Embora o filósofo não explicite todas
as razões, este mesmo modo de nascer termina por levar o mundo a decair e
perecer em algum momento futuro.

O principal trabalho atribuído a Leucipo é a Megas Diakosmos, ou Grande
Cosmologia, que foi por algum tempo atribuído a seu discípulo Demócrito,
acompanhando a Micros Diakosmos, ou Pequena Cosmologia. Embora as
afirmações de que Leucipo teria fundado a escola em Abdera, na qual
Demócrito ingressou, ainda permanecem em disputa, fragmentos coletados por
Hermann Diels permitiram a distinção e abriram caminho para supor-se um
Leucipo histórico.
DEMÓCRITO
O filósofo materialista Demócrito, assim como seu mestre Leucipo, seguiu o
caminho da filosofia racionalista científica e é reconhecido como o filósofo
grego que mais contribuiu para o desenvolvimento da posição atomista. Como
não havia distinção clara entre filosofia e ciência na Grécia do século IV a.C., e
como a posição atomista de Demócrito é muito semelhante aos
desenvolvimentos do século XIX, acerca da compreensão da estrutura atômica,
Demócrito é mais reconhecido como cientista do que filósofo, sendo
considerado por autores modernos como o pai da ciência como a conhecemos
hoje.

Como materialista, as perguntas que Demócrito se fazia eram direcionadas a
entender quais circunstâncias causaram determinado evento, sem preocupar-
se com o propósito ao qual o evento serve, o que é uma questão mais
teleológica, aquela que trata da causa final, mais comum em filósofos
como Platão e Aristóteles. A posição defendida por Demócrito era a de que
tudo é resultado das leis naturais e portanto as questões da física podem ser
explicadas por meio da compreensão da mecânica do mundo, interações entre
elementos físicos, regidos pelas leis naturais.
Derivando de sua posição materialista geral, a posição de Demócrito acerca da
natureza dos objetos do mundo dava conta de que tudo é composto de
partículas indestrutíveis, entre as quais existe espaço vazio. Embora sejam
geometricamente divisíveis, estas partículas são fisicamente indivisíveis,
infinitas em quantidade e sempre estiveram em movimento. Quanto ao que

hoje conhecemos como "peso atômico", a posição de Demócrito ainda é
discutida, devido a pouca informação, mas se sabe que a sua posição
comportava uma variedade de formas e tamanhos de átomos, chegando a
afirmar diretamente a existência de átomos mais pesados que outros.
Esta variedade de átomos seria importante para explicar a diferença de solidez
dos objetos no mundo. Demócrito utilizou os sentidos humanos para oferecer
analogias que nos possibilitassem ter uma imagem dos átomos, distinguindo-os
em formas, tamanhos e a maneira como se agrupam. Os átomos de Demócrito
são sólidos inertes que interagem uns com os outros mecanicamente, alguns
são pontiagudos, outros são lisos, escorregadios, e outros mais rígidos, quanto
às conexões, supunha-se que possuíam ganchos e encaixes para possibilitar
que se agrupassem. Por esta descrição, especialmente de sua forma de
agrupação, podemos dizer que, a despeito do nome, os átomos de Demócrito
são mais semelhantes ao conceito moderno de molécula do que ao conceito
moderno de átomo. Embora moléculas sejam fisicamente divisíveis.
Quanto a sua origem, a posição atomista, como era comum aos materialistas
da região de Mileto, deriva da simples observação e estudo da natureza.
Lucrécio, em seu De rerum natura, explica as origens da posição atomista
apelando para analogias como rochas que se desfazem com o tempo e terra
que se torna lama ao entrar em contato com a água, este tipo de fenômeno
teria levado filósofos como Demócrito a pensar que a mecânica do mundo seria
baseada em decaimento e combinação. Ao mesmo tempo, observa-se a
renovação da natureza, especialmente nos fenômenos relacionados a
nascentes e crescimento de árvores, o que faz pensar que deve haver algo de
perpétuo, algo indestrutível que subjaz estes objetos aos quais temos acesso e
permite a renovação.
Embora tenha se dedicado aos aspectos mecânicos do mundo, historiadores
posteriores consideram que Demócrito foi o filósofo que estabeleceu a estática
como um campo de estudo, escrevendo relevantes trabalhos teóricos acerca
da poesia e belas artes, embora nenhum destes trabalhos tenha sobrevivido
até os dias atuais.

aponte em tópicos as principais diferenças e semelhanças entre o pensamento de Leucipo e Demócrito.

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Weslley perguntou há 3 anos

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Professor Miguel R.
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Respondeu há 3 anos

Weslley, leia com atenção o texto dado e encontrará as semelhanças e diferenças. Sublinhe as principais características da obra de cada um dos dois autores. Depois compare-os.

Se precisar de mais informações, leia neste site: https://brasilescola.uol.com.br/filosofia/leucipo-democrito.htm

Espero tê-lo ajudado. At.te, prof. Miguel Augusto Ribeiro. 

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