Lançamento vertical e a queda livre

Física Queda livre lançamento vertical

Sou autista e espero que não se incomode com minhas dúvidas, que podem parecer simples, mas são significativas para mim. Agradeço antecipadamente por sua paciência e atenção.

 

Dúvida: Você poderia me explicar, por gentileza, o lançamento vertical e a queda livre? Além disso me explique as fórmulas e quando são usadas? Esse assunto é muito complexo pra mim.

 

Muito obrigado!

Foto de Willer S.
Willer perguntou há 1 semana

Sabe a resposta?

Ganhe 10 pts por resposta de qualidade
Responder dúvida
5 respostas
0
votos
Nenhum usuário votou nessa resposta como útil.
Professor George B.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Respondeu há 1 semana

Olá Willer, espero que esteja tudo bem com você!

 

Vamos lá...

O lançamento vertical é um movimento unidimensional no qual se desconsidera o atrito com o ar. Esse tipo de movimento ocorre quando um corpo é lançado na direção vertical e para cima. O movimento descrito pelo projétil é retardado pela aceleração da gravidade até que ele atinja a sua altura máxima. Após essa altura, o movimento passa a ser descrito como uma queda livre.

Para o lançamento vertical, utiliza-se as seguintes fórmulas:  

Nas equações acima, Vy é a altura final atingida pelo projétil para um dado instante de tempo t. A velocidade inicial V0y é a velocidade com que o projétil é lançado, podendo ser positiva, caso o lançamento seja para cima, ou negativa, caso o lançamento seja para baixo, ou seja, a favor da gravidade. As alturas final e inicial do lançamento são chamadas, respectivamente, de y e y0. Por fim, g é a aceleração da gravidade no local do lançamento.

 

Queda livre
Quando um projétil lançado verticalmente atinge sua altura máxima, inicia-se o movimento de queda livre. Nesse movimento, o projétil cai em direção ao solo com aceleração constante. Para definirmos as equações desse tipo de movimento, é interessante definir um referencial favorável à aceleração da gravidade. Para isso, adotamos o sentido para baixo como positivo e consideramos que a posição inicial do movimento de queda livre é 0. Dessa forma, as equações para a queda livre tornam-se mais simples. Observe:

 

Nem sempre você precisará utilizar todas as fórmulas, vai depender de quais dados a questão lhe informar.

Espero ter conseguido te ajudar. Se ainda ficou confuso podemos marcar uma aula que te explico com exemplos mais didáticos.

Bons estudos!

Envie uma dúvida gratuitamente

Envie sua primeira dúvida gratuitamente aqui no Tira-dúvidas Profes. Nossos professores particulares estão aqui para te ajudar.

0
votos
Nenhum usuário votou nessa resposta como útil.
Professor Alexandre E.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Respondeu há 1 semana

Lançamento Vertical:

Um lançamento vertical ocorre quando um objeto é projetado para cima ou para baixo em relação à superfície da Terra, sem que haja qualquer influência horizontal na sua trajetória. A gravidade é o principal agente atuando sobre o objeto durante todo o movimento.

Queda Livre:

A queda livre é um caso particular do lançamento vertical em que o objeto é deixado cair a partir do repouso (ou é lançado para cima) e a única força que atua sobre ele é a gravidade, desprezando-se a resistência do ar.

Fórmulas:

  1. Equação da altura (ou posição) em função do tempo:

  2. Equação da velocidade em função do tempo:

  3. Equação da altura máxima (para lançamento vertical ascendente):


  • é a altura do objeto no tempo ?,
  • é a altura inicial,
  • é a velocidade inicial,
  • é a aceleração devida à gravidade (aproximadamente 9,8?m/s2 na superfície da Terra),
  • é o tempo decorrido.
  •  
0
votos
Nenhum usuário votou nessa resposta como útil.
Professor José R.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Respondeu há 1 semana

Olá! Não se preocupe, nenhuma dúvida é boba. Bobo mesmo é quem não tira a dúvida.

Vamos falar sobre lançamento vertical e queda livre.

Imagina que você tem uma bola e decide jogá-la para cima. Isso é o que chamamos de lançamento vertical. Você está dando um impulso à bola para que ela suba contra a gravidade, que puxa tudo para o chão. Agora, se voce tem a mesma bola nas mãos e solta para ela cair no chão, temos o movimento de queda livre e, nesse caso, é só a gravidade que está agindo sobre a bola.

As fórmulas para o lançamento são as seguintes:

1) Altura máxima:

Onde h é a altura máxima que pode ser atinginda, v0 é a velocidade inicial do lançamento e g é a gravidade.

Nessa fórmula, podemos deduzir que, quanto mais força se faz pra jogar um objeto pra cima, mais rápido ele sobe, e mais alto ele chega.

2) Velocidade durante a subida

Aqui, temos que v é a velocidade naquele momento que estamos estudando, v0 é a velocidade inicial (no momento que o objeto começa a subir), g é a gravidade, e t é o tempo que pessou desde o lançamento.

Aqui, podemos ver algumas coisas legais: Se a gravidade não muda, e o tempo sempre vai aumentando, isso significa que, quanto mais o tempo passa, mais a velocidade do objeto que está subindo diminui. E, mais ainda, chega um momento que ele vai parar de subir, que é quando a velocidade será 0.

Agora vamos falar das fórmulas da queda livre:

3) Distância percorrida

Essa fórmula responde à pergunta: Passado um certo tempo depois que uma coisa comoeçou a cair, qual distância (d) ele percorreu?

4) Velocidade durante a queda

Aqui temos que a velocidade aumenta porque a gravidade vai puxando cada vez mais ao longo do tempo. E, por isso, ele fica cada vez mais rápido.

 

Espero que possa ter te ajudado!

Estou à disposição para mais dúvidas, caso precise.

Está precisando de Aulas Particulares?

Aqui no Profes você encontra os melhores professores particulares, presenciais ou online, para aulas de qualquer assunto!
0
votos
Nenhum usuário votou nessa resposta como útil.
Professor Lucas P.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Respondeu há 1 semana

Oi Willer, tudo bem?

O movimento de queda livre são objetos lançados no campo gravitacional que descrevem um movimento com aceleração constante e sem resistência do ar (ou resistência do ar desprezível). Se você já estudou o Movimento Retilíneo Uniformemente Acelerado, verá que as equações são idênticas, porém com uma pequena diferença: a aceleração é sempre na vertical e tem o valor constante de aproximadamente 10m/s².

As equações são as seguintes: 

O sinal negativo indica que a aceleração está apontando para baixo em um referencial em que para baixo é negativo. Então, é preciso tomar um pequeno cuidado com esse sinal, pois dependendo do referencial, isso pode mudar. 

A primeira equação diz respeito a velocidade final do corpo, que depende do tempo de queda (t) da aceleração da gravidade (g) e da velocidade inicial (V0).

A segunda equção nos fornece a informação da posição em função do tempo. A posição vertical (y) é dada pela posição inicial (y0) somada a velocidade inicial vezes o tempo (V0yt) menos a gravidade (g) vezes o tempo ao quadrado (t²) divido por 2. 

Por fim, a última é conhecida como equação de Torricelli, que nos fornece a velocidade final ao quadrado (Vy²)  em função da velocidade inicial ao quadrado (V0y²) menos duas vezes a gravidade (g) vezes o deslocamento (D).

As três equações combinadas nos fornecem a descrição de movimentos de queda livre. Dependendo da variável que queremos estudar, podemos escolher as equações e modifica-las ao nosso favor. 

Para finalizar, entender as equações pode ser um processo complicado no início, mas quando você conseguir dar significados para elas e aplica-las na resolução de problemas, verá que elas apenas facilitam a nossa vida.

Espero que isso possa lhe ajudar um pouco. Bons estudos! 

0
votos
Nenhum usuário votou nessa resposta como útil.
Professor Diego L.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Respondeu há 7 dias
Claro, vou explicar de forma simplificada o lançamento vertical e a queda livre, juntamente com as fórmulas associadas: **Lançamento Vertical:** O lançamento vertical é um tipo de movimento em que um objeto é lançado para cima ou para baixo em relação à superfície da Terra. Durante o lançamento vertical, a única força atuando sobre o objeto é a gravidade, que causa uma aceleração constante em direção ao centro da Terra. **Queda Livre:** A queda livre é um caso especial de lançamento vertical em que o objeto é solto (ou lançado) de uma certa altura e cai livremente, apenas sob a influência da gravidade, sem nenhuma força de resistência do ar. **Principais Fórmulas:** 1. **Altura Máxima (H):** A altura máxima atingida por um objeto em um lançamento vertical é dada por: \[ H = \frac{V_i^2}{2g} \] Onde: - \( H \) é a altura máxima, - \( V_i \) é a velocidade inicial do objeto, - \( g \) é a aceleração da gravidade (aproximadamente \( 9,81 \, \text{m/s}^2 \) na superfície da Terra). 2. **Tempo de Subida (T):** O tempo que o objeto leva para atingir a altura máxima é dado por: \[ T = \frac{V_f}{g} \] Onde \( V_f \) é a velocidade final no ponto mais alto da trajetória (que é zero na altura máxima). 3. **Tempo Total de Voo (2T):** O tempo total que o objeto leva desde o lançamento até atingir o solo é dado por: \[ 2T = \frac{V_i}{g} \] 4. **Velocidade no Ponto mais Alto (Vf):** A velocidade do objeto no ponto mais alto da trajetória (altura máxima) é zero. Essas fórmulas são usadas para calcular diferentes aspectos do movimento vertical, como a altura máxima, o tempo de subida e o tempo total de voo de um objeto lançado verticalmente.

Lista de exercícios, Documentos, Revisão de texto, trabalho?

Se seu problema for dificuldade em uma lista de exercícios, revisão de teses e dissertações, correção de textos ou outros trabalhos, peça uma ajuda pelo Tarefas Profes.

Professores particulares de Física

+ Ver todos
Encontre professor particular para te ajudar nos estudos
R$ 55 / h
George B.
Pelotas / RS
George B.
5,0 (7 avaliações)
Horas de aulas particulares ministradas 50 horas de aula
Tarefas resolvidas 5 tarefas resolvidas
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Física para Pré-Vestibular Reforço Escolar em Física Lei de Ohm
Graduação: Medicina (Universidade Federal de Pelotas (UFPel))
Professor de redação (correção detalhada modelo enem), matemática, física, eletrônica e programação em arduino
R$ 70 / h
Marcos T.
Iguaba Grande / RJ
Marcos T.
5,0 (84 avaliações)
Horas de aulas particulares ministradas 859 horas de aula
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Ondas Eletromagnéticas Física Intermediário Lei de Kirchhoff
Graduação: Engenharia Civil (UNIESP)
Mais de 2000 horas de aulas on-line ministradas. Inúmeras aprovações em concursos militares e vestibulares. Meu objetivo é seu entendimento.
R$ 55 / h
Marcos F.
Rio de Janeiro / RJ
Marcos F.
4,9 (1.329 avaliações)
Horas de aulas particulares ministradas 1.677 horas de aula
Tarefas resolvidas 1.576 tarefas resolvidas
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Calorimetria - Física Termometria Estática
Graduação: Intercâmbio Internacional e Graduação Sanduíche (Miami University)
Professor de matemática, física e química com 10 anos de experiência! Vem aprender comigo!