Me ajudem !.

História História Geral

O Bom-Crioulo

Texto literário

“Metido em ferros no porão, Bom-Crioulo não deu palavra. Admiravelmente manso, quando se achava em seu estado normal, longe de qualquer influência alcoólica, submeteu-se à vontade superior, esperando resignado o castigo. (…) A chibata não lhe fazia mossa; tinha costas de ferro para resistir como um Hércules ao pulso do guardião Agostinho. Já nem se lembrava do número das vezes que apanhara de chibata… Bom-Crioulo tinha despido a camisa de algodão, e, nu da cintura para cima, numa riquíssima exibição de músculos, os seios muito salientes, as espáduas negras reluzentes, um sulco profundo e liso d’alto a baixo no dorso, nem sequer gemia, como se estivesse a receber o mais leve dos castigos. Entretanto, já iam cinqüenta chibatadas! Ninguém lhe ouvira um gemido, nem percebera uma contorção, um gesto qualquer de dor. Viam-se unicamente naquele costão negro as marcas do junco, umas sobre as outras, entrecruzando-se como uma grande teia de aranha, roxas e latejantes, cortando a pele em todos os sentidos. De repente, porém, Bom-Crioulo teve um estremecimento e soergueu um braço: a chibata vibrara em cheio sobre os rins, empolgando o baixo-ventre. Fora um golpe medonho, arremessado com uma força extraordinária.”

1-de acordo com o escrito acima...

A)o texto refere-se ao conjunto de punições físicas que caracterizavam o cotidiano dos marinheiros brasileiros no século XIX até os inícios do XX.

B)O Bom-Crioulo é um romance sobre um escravo forte e acostumado aos castigos físicos.

C)a Revolta da Chibata ocorrida em 1888 foi um levante dos escravos contra este tipo de disciplina e punição.

D)neste texto fictício há uma desconstrução da figura do “bom crioulo” como tipo social no qual não se opõem a força à mansidão e à resignação de caráter.

 

 

 

...................................

https://photos.app.goo.gl/3RejBdCW8fZXnawJ8

 

Febre amarella. – Exmº Sr. Ministro do Imperio, estou-lhe muito agradecida; já faço uma colheita de 80 a 100 por dia graças a seu valioso auxílio.    

 Ministro do Império. – Exmª Sª Febre, é para mim lisongeiro este seu agradecimento, mas observo-lhe que não deve esquecer-se dos meus alliados a Illmª Camara Municipal e a Junta de Hygiene que muito me coajundo nessa árdua tarefa.

 

2- A febre-amarela não é apenas um problema dos nossos dias. Desde o século XIX matava grandes contingentes de pessoas. Sobre esse tema observe a imagem publicada na Revista Illustrada em 04 de Março de1876, sobre essa epidemia na capital do Império: MARQUE A ALTERNATIVA CORRETA 

a)trata-se de uma referência a epidemia de febre-amarela na cidade do Rio de Janeiro, em 1876.

b)a charge mostra o ministro agradecendo à morte, pois a atuação dela permite combater o problema da febre amarela.

c)por meio do diálogo entre a Febre e o Ministro do Império o autor faz uma crítica às políticas públicas de combate à doença e aos órgãos por ela responsáveis.

d)aponta para números razoavel de mortos, mais de 80 por dia, demonstrando que as epidemias não eram um problema para a população e o governo Imperial.

 

 

 

Foto de Nicolas S.
Nicolas perguntou há 2 anos

Sabe a resposta?

Ganhe 10 pts por resposta de qualidade
Responder dúvida
1 resposta
1
votos
1 usuário votou nessa resposta como útil.
Professora Mayra G.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Respondeu há 2 anos

1) Alternativa A), pois o Bom Crioulo é um romance sobre um ex-escravo que serve a Marinha.

2) Alternativa C), a ilustração trata-se de um diálogo entre o Ministro e a Febre Amarela, em uma clara crítica acerca da condução da epidemia por meio do Estado.

Envie uma dúvida gratuitamente

Envie sua primeira dúvida gratuitamente aqui no Tira-dúvidas Profes. Nossos professores particulares estão aqui para te ajudar.

Professores particulares de História

+ Ver todos
Encontre professor particular para te ajudar nos estudos
R$ 50 / h
Mayra G.
Brasília / DF
Mayra G.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
História Geral História do Brasil História para Concurso
Doutorado: História (Instituto de Ciências Sociais - Universidade de Lisboa)
Doutora em história. Quero possibilitar a construção do conhecimento histórico de forma autônoma pelo aluno.
R$ 80 / h
Flávia R.
São Paulo / SP
Flávia R.
5,0 (2 avaliações)
Horas de aulas particulares ministradas 15 horas de aula
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
História - História Geral e do Brasil
Doutorado: Estética e História da Arte (Escolas de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo)
Sou arquiteta e doutora pela escola de comunicações e artes da usp. leciono disciplinas práticas e teóricas ligadas a redação, desenho e história.
R$ 70 / h
Katia S.
São Paulo / SP
Katia S.
5,0 (1 avaliação)
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
História Geral História - Aulas de História
Especialização: Especialização em Neurociência e Psicologia Aplicada (Universidade Presbiteriana Mackenzie)
Tenho experiência de 17 anos em docência. Sou professora de psicologia, filosofia, sociologia, história, neurociência e psicologia aplicada,