A missão, a visão, os objetivos e a cultura organizacionais constituem um contexto plural e complexo no qual se desenvolvem os processos de trabalho e se estabelecem as relações interpessoais que daí resultam. Nesse sentido, a organização buscará acolher as pessoas com as suas crenças e valores para envolvê-las nesse contexto, principalmente os recém-contratados. Sobre essa afirmação, marque a alternativa que expresse uma explicação adequada.
a. As organizações procuram integrá-los em seu contexto, condicionando seus comportamentos a ponto de que se desprendam de antigos hábitos arraigados e indesejados que devem ser banidos do comportamento.
b. A organização só contratará aquelas pessoas que compartilhem de seus valores, não necessitando esforço em integrá-las.
c. O novo integrante da empresa deve renunciar a um certo grau de sua liberdade de ação, pois deve concordar em obedecer e seguir as orientações de seu superior sem questioná-lo ou confrontá-lo com outros princípios.
d. O período inicial no emprego constitui uma fase crucial dessa adaptação e do desenvolvimento de um relacionamento saudável entre o novo funcionário e a organização. A adaptação é mútua.
e. Uma das partes deve se sujeitar a outra e, sendo o funcionário a parte mais fraca, é ele quem deverá abdicar de suas crenças e valores e adotar os da organização.
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Olá, Fernando
Tudo bem?
Meu nome é Priscilla, sou mestranda em Administração e vou ajudá-lo com sua dúvida hoje.
Um dos fatores críticos para a cultura organizacional atualmente é:
d. O período inicial no emprego constitui uma fase crucial dessa adaptação e do desenvolvimento de um relacionamento saudável entre o novo funcionário e a organização. A adaptação é mútua.
De um lado, o novo participante deve renunciar a alguns hábitos quando ingressa em uma nova organização, concordando com as novas regras estabelecidas. Por outro lado, a organização apresenta suas expectativas e necessidades, induzindo o indivíduo para que se adapte à nova realidade. Ao mesmo tempo, o novo participante influencia a organização visando maximizar sua satisfação e o alcance de seus objetivos pessoais. Trata-se, portanto, de um processo de mão dupla, em que a influência ocorre mutuamente, bem como a adaptação de ambas as partes. Essa reciprocidade na fase inicial do emprego aumenta a confiança das partes, diminui a rotatividade de funcionários e constrói um ambiente saudável para que o trabalho se desenvolva.
Abraços
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