Sobre a palavra SE.

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Alguém, por gentileza Agradecido Sobre a palavra “SE”: “O Antigo Testamento referiu-se alguma vez à Mãe do Messias esperado? “, marque a alternativa correta. a) É o sujeito da oração. b) É pronome reflexivo recíproco com função sintática de objeto indireto. c) É pronome oblíquo átomo com função sintática de objeto direto. d) É uma partícula expletiva. e) Não tem função sintática.
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Marcio perguntou há 8 anos

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Professor Marcos F.
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Respondeu há 8 anos
Olá Márcio. Avaliemos tópico a tópico: a. O sujeito é o Antigo Testamento c. Não se aplica. Veja em http://www.soportugues.com.br/secoes/morf/morf44.php d. Se retirarmos "se" da oração, a frase fica incoerente, por isto a partícula não é expletiva. e. Por apresentar função sintática, já que não pode ser retirada, esta afirmação é incorreta. RESPOSTA "C" Bons estudos! Prof. Marcos Fattibene

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Professora Érica F.
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Respondeu há 8 anos
Olá, Marcio. O pronome oblíquo átono "se", na oração indicada, tem função reflexiva, ou seja, o sujeito e o objeto direto são a mesma pessoa, portanto a alternativa correta é a letra C. A letra B está errada por indicar "recíproco" (só ocorre na 3a. pessoa do plural) e objeto indireto. Espero tê-lo ajudado. Érica
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Professor José G.
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Respondeu há 6 meses

Caro Marcio,

Apenas um registro, en passant: O fragmento de texto reportado teria sido extraído do texto MARIA NA BÍBLIA, utilizado em concurso público da Câmara Municipal de São Francisco do Conde (BA), realizado em 2016, executado pelo SEPROD - Serviço de Processamento de Dados.

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Sobre a palavra “SE”:

“O Antigo Testamento referiu-se alguma vez à Mãe do Messias esperado?“

Marque a alternativa correta:

a) É o sujeito da oração. [Não. O sujeito da oração é “O Antigo Testamento”.]

b) É pronome reflexivo recíproco com função sintática de objeto indireto. [Não. O se é pronome reflexivo, mas não é recíproco. Não pode ser as duas coisas ao mesmo tempo. Ou é uma coisa ou é outra. Também não é objeto indireto, mas direto.]

c) É pronome oblíquo átomo com função sintática de objeto direto. [Sim. É isso mesmo. O Antigo Testamento referiu quem: Ele mesmo – (representado pelo pronome “SE”, reflexivo) – objeto direto.]

d) É uma partícula expletiva. [Não, não é partícula expletiva ou de realce, pois o se não pode ser retirado da frase sem que prejudique o seu entendimento, sem prejuízo do significado, sem que o sentido da frase se altere. O se é partícula expletiva ou de realce em frases como tal: “Eles vão-se embora amanhã”, que corresponde, sem prejuízo do sentido, a “Eles vão embora amanhã”.]

e) Não tem função sintática. [Não é verdade. Tem sim função sintática. Como se viu, o se exerce, na oração, a função sintática de objeto direto. O fato de o verbo ser pronominal é que permite afirmar que o “SE” exerce função sintática de objeto direto.]

O verbo referir(-se), quanto ao regime, pode ser transitivo direto (t.d.)transitivo indireto (t.i.)transitivo direto e indireto (t.d.i.) ou bitransitivo, e pronominal (v.p.).

Como acidentalmente pronominal (acompanhado do pronome se) o verbo referir-se é bitransitivo (sendo o se reflexivo e exercendo a função sintática de objeto direto) e significa fazer menção, aludir, reportar-se. Exemplos:

  • O pronome relativo se refere a seu antecedente.
  • Ele se refere à viagem.
  • O bilhete não se refere a nada de seu interesse.
  • O pronome relativo cujo se refere a seu antecedente, mas concorda com o seu consequente.
  • Ele não se refere a você, mas a ela.

 

O PRONOME "SE"

O pronome se é empregado como objeto diretoobjeto indiretopalavra expletiva (ou de realce)partícula apassivadoraíndice de indeterminação do sujeito e sujeito de infinitivo.

Como complemento (objeto direto) de verbo transitivo direto, o pronome se pode expressar reflexividade (caráter reflexivo, equivalente a a si mesmo) ou reciprocidade (caráter recíproco, equivalente a um ao outro). Exemplos:

  • Feriu-se de leve (Feriu a si mesmo).
  • Vê-se no espelho (Vê a si mesmo).
  • Tranquilize-se (Tranquilize a si mesmo).
  • Agrediram-se (Agrediram um ao outro).
  • Cumprimentaram-se (Cumprimentaram um ao outro).
  • Saudaram-se (Saudaram um ao outro).
  • Mataram-se (Mataram um ao outro).
  • As pedras se chocaram (Chocaram uma com a outra).

 

Como complemento de verbo pronominal transitivo indireto ou bitransitivo:

  • Deu-se o trabalho de ler o artigo.

 

1) O pronome se como objeto direto (de verbos essencialmente pronominais e acidentalmente pronominais).

 

a) Do verbo essencialmente pronominal é parte intrínseca, integrante do verbo, dele não se podendo apartar; recebe, então, a denominação de pronome reflexivo, equivalente a a si mesmo. Exemplos:

  • Ela arrependeu-se.
  • Eles abstiveram-se.
  • Suicidou-se.
  • Zangou-se
  • Atreveu-se.
  • Queixou-se.

 

b) Exemplos do se como objeto direto de verbos acidentalmente pronominais:

  • Lavar-se.
  • Ferir-se.
  • Matar-se.
  • Enforcar-se
  • Indignar-se.
  • Derreter-se.
  • Maria vestiu-se em dois minutos.
  • As ondas se espalhavam pela praia
  • O abajur espatifou-se no chão.
  • Ângela alegrou-se com as visitas.
  • Encaminhou-se à diretoria para fazer a queixa.

 

c) Exemplos do se como pronome pessoal recíproco, equivalente a um ao outro:

  • Cumprimentaram-se.
  • Saudaram-se.

 

2) O pronome se como objeto indireto. É correto o seu emprego como objeto indireto de verbos bitransitivos. Pronome pessoal reflexivo, corresponde, neste caso, a: a si mesmopara si mesmo.

  • Ela arroga-se o direito, isto é, ela arroga o direito a si mesma.
  • Ele se atribui o dever de defender os mais vulneráveis. (Atribui a si mesmo.)
  • Atribui-se direitos que não tem.
  • Dar-se o trabalho de (ou Dar-se ao trabalho de...)

 

3) O pronome se, palavra expletiva ou de realce. Pode ser retirado da frase, sem prejuízo do significado, sem que o sentido da frase se altere:

  • Eles vão-se embora amanhã; corresponde a: Eles vão embora amanhã.
  • Foi-se pela escada abaixo; correspondente a: Foi pela escada abaixo.4

 

4) O se como pronome apassivador ou partícula apassivadora.

a) Realizaram-se exames. Vendem-se casas. Os verbos realizar e vender são transitivos diretos e pedem como complemento objeto direto. se é pronome apassivador ou partícula apassivadora. Quando o "se" é partícula apassivadora, claro está que o verbo deve concordar com o sujeito, o qual sempre figura expresso na frase. Nas frases citadas, os sujeitos são respectivamente exames e casas.

Outros exemplos de se como pronome apassivador ou partícula apassivadora (só com verbos transitivos diretos):

  • Vendem-se prédios. (Prédios são vendidos.)
  • Alugam-se casas. (Casas são alugadas.)
  • Fazem-se intrigas. (Intrigas são feitas.)
  • Processam-se criminosos. (Criminosos são processados.)
  • Lêem-se livros. (Livros são lidos.)
  • Julgam-se os réus. (Os réus são julgados.)
  • Consertam-se geladeiras. (Geladeiras são consertadas.)
  • Discutem-se opiniões. (Opiniões são discutidas.)
  • Exige-se referência. (Referência é exigida.)
  • Aqui ainda se veem crianças brincando na rua. {Crianças são vistas.)

 

Outros exemplos em que a maioria dos gramáticos considera o se também como partícula apassivadora:

  • Ele se chama Luís (é chamado).
  • Ela se batizou aos três anos (foi batizado).
  • Ele se vacinará contra o sarampo (será vacinado).
  • Ela se operou do apêndice (foi operado).
  • Ele se curou da bronquite (foi curado)

 

b) O se como índice de indeterminação do sujeito (com verbo transitivo indireto, verbo intransitivo e verbo de ligação, sempre na 3.ª pessoa do singular). Exemplo:

  • Precisa-se de pedreiros.
  • Trata-se de casos raros.

O verbo precisar é um verbo transitivo indireto. Sendo seu complemento regido de preposição, não admite a construção na voz passiva, como no caso anterior.

Qual será, então, o sujeito do verbo precisar? Sendo Pedreiros objeto indireto, conclui-se que o sujeito é indeterminado e, quando tal ocorre, o se denomina-se índice de indeterminação do sujeito (com verbo transitivo indireto, verbo intransitivo e verbo de ligação, sempre na 3.ª pessoa do singular).

Outros exemplos de se como índice de indeterminação do sujeito:

  • Depende-se dos outros.
  • Obedece-se às injunções.
  • Responde-se a cartas.
  • Brinca-se na praia.
  • Passeia-se à beira-mar.
  • Vai-se em três horas.
  • Descansa-se o tempo necessário.
  • Assiste-se a sessões de teatro.
  • Acredita-se em milagres.
  • Vive-se bem aqui.
  • Não se é de ferro.

 

5) O se como sujeito de infinitivo (com os verbos sensitivos e causativos). Exemplo:

  • Deixar-se estar à janela.

 

Obs.: Em certas construções como Deixou-se levar por uma mentira, o pronome encontra-se com dupla função, segundo a gramática tradicional, pois o se assume o lugar de sujeito, em relação a levar e de objeto, em relação a deixar.

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TEXTO: MARIA NA BÍBLIA

Por vezes, pensa-se que a Virgem não é muito evocada na Bíblia… Mostraremos que as citações diretas, no Novo Testamento, são muito mais numerosas do que pensamos e que têm um significado muito peculiar, em momentos cruciais da vida de Cristo. Por outro lado, as alusões indiretas à Maria são numerosas e muito importantes: descobrimos, por exemplo, que Maria é a única no mundo que passa mais de trinta anos ao lado de Cristo durante a sua vida terrena; que ela é Aquela a quem o Apocalipse chama a “Arca da verdadeira Aliança”; Aquela à qual, sobretudo, o anjo da Anunciação saudou como a “cheia de graça” e que pode anunciar a Criação: “de agora em diante me chamarão bem-aventurada todas as gerações”…

(2º§) O Antigo Testamento está, também ele, repleto de figuras, imagens e profecias nas quais tanto o Magistério como os Padres da Igreja, os seus Doutores e Santos reconheceram o anúncio daquela que deu ao mundo o Messias esperado. Do “Gênesis” ao Livro do Profeta Isaías, e até aos últimos profetas da Primeira Aliança… prefigurações e outros anúncios, respeitantes à Virgem Mãe do Salvador, atravessam todo o Antigo Testamento, do Pentateuco aos Profetas, passando pelos Livros Históricos e Sapienciais!

(3º§) Maria pertence ao Novo Testamento. Ela nasceu no tempo do Novo Testamento. Todos os relatos específicos e diretos que falam dela, estão no Novo Testamento. Porém, podemos formular-nos uma pergunta: O Antigo Testamento referiu-se alguma vez à Mãe do Messias esperado? Existem textos bíblicos que, mesmo em sentido figurado, mencionam algo sobre a Mãe do Filho de Deus? Podemos associar alguns textos do Antigo Testamento e aplicarmos a Maria?

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