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Caro Marcio,
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Sobre a palavra “SE”:
“O Antigo Testamento referiu-se alguma vez à Mãe do Messias esperado?“
Marque a alternativa correta:
a) É o sujeito da oração. [Não. O sujeito da oração é “O Antigo Testamento”.]
b) É pronome reflexivo recíproco com função sintática de objeto indireto. [Não. O se é pronome reflexivo, mas não é recíproco. Não pode ser as duas coisas ao mesmo tempo. Ou é uma coisa ou é outra. Também não é objeto indireto, mas direto.]
c) É pronome oblíquo átomo com função sintática de objeto direto. [Sim. É isso mesmo. O Antigo Testamento referiu quem: Ele mesmo – (representado pelo pronome “SE”, reflexivo) – objeto direto.]
d) É uma partícula expletiva. [Não, não é partícula expletiva ou de realce, pois o se não pode ser retirado da frase sem que prejudique o seu entendimento, sem prejuízo do significado, sem que o sentido da frase se altere. O se é partícula expletiva ou de realce em frases como tal: “Eles vão-se embora amanhã”, que corresponde, sem prejuízo do sentido, a “Eles vão embora amanhã”.]
e) Não tem função sintática. [Não é verdade. Tem sim função sintática. Como se viu, o se exerce, na oração, a função sintática de objeto direto. O fato de o verbo ser pronominal é que permite afirmar que o “SE” exerce função sintática de objeto direto.]
O verbo referir(-se), quanto ao regime, pode ser transitivo direto (t.d.), transitivo indireto (t.i.), transitivo direto e indireto (t.d.i.) ou bitransitivo, e pronominal (v.p.).
Como acidentalmente pronominal (acompanhado do pronome se) o verbo referir-se é bitransitivo (sendo o se reflexivo e exercendo a função sintática de objeto direto) e significa fazer menção, aludir, reportar-se. Exemplos:
O PRONOME "SE"
O pronome se é empregado como objeto direto, objeto indireto, palavra expletiva (ou de realce), partícula apassivadora, índice de indeterminação do sujeito e sujeito de infinitivo.
Como complemento (objeto direto) de verbo transitivo direto, o pronome se pode expressar reflexividade (caráter reflexivo, equivalente a a si mesmo) ou reciprocidade (caráter recíproco, equivalente a um ao outro). Exemplos:
Como complemento de verbo pronominal transitivo indireto ou bitransitivo:
1) O pronome se como objeto direto (de verbos essencialmente pronominais e acidentalmente pronominais).
a) Do verbo essencialmente pronominal é parte intrínseca, integrante do verbo, dele não se podendo apartar; recebe, então, a denominação de pronome reflexivo, equivalente a a si mesmo. Exemplos:
b) Exemplos do se como objeto direto de verbos acidentalmente pronominais:
c) Exemplos do se como pronome pessoal recíproco, equivalente a um ao outro:
2) O pronome se como objeto indireto. É correto o seu emprego como objeto indireto de verbos bitransitivos. Pronome pessoal reflexivo, corresponde, neste caso, a: a si mesmo, para si mesmo.
3) O pronome se, palavra expletiva ou de realce. Pode ser retirado da frase, sem prejuízo do significado, sem que o sentido da frase se altere:
4) O se como pronome apassivador ou partícula apassivadora.
a) Realizaram-se exames. Vendem-se casas. Os verbos realizar e vender são transitivos diretos e pedem como complemento objeto direto. O se é pronome apassivador ou partícula apassivadora. Quando o "se" é partícula apassivadora, claro está que o verbo deve concordar com o sujeito, o qual sempre figura expresso na frase. Nas frases citadas, os sujeitos são respectivamente exames e casas.
Outros exemplos de se como pronome apassivador ou partícula apassivadora (só com verbos transitivos diretos):
Outros exemplos em que a maioria dos gramáticos considera o se também como partícula apassivadora:
b) O se como índice de indeterminação do sujeito (com verbo transitivo indireto, verbo intransitivo e verbo de ligação, sempre na 3.ª pessoa do singular). Exemplo:
O verbo precisar é um verbo transitivo indireto. Sendo seu complemento regido de preposição, não admite a construção na voz passiva, como no caso anterior.
Qual será, então, o sujeito do verbo precisar? Sendo Pedreiros objeto indireto, conclui-se que o sujeito é indeterminado e, quando tal ocorre, o se denomina-se índice de indeterminação do sujeito (com verbo transitivo indireto, verbo intransitivo e verbo de ligação, sempre na 3.ª pessoa do singular).
Outros exemplos de se como índice de indeterminação do sujeito:
5) O se como sujeito de infinitivo (com os verbos sensitivos e causativos). Exemplo:
Obs.: Em certas construções como Deixou-se levar por uma mentira, o pronome encontra-se com dupla função, segundo a gramática tradicional, pois o se assume o lugar de sujeito, em relação a levar e de objeto, em relação a deixar.
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TEXTO: MARIA NA BÍBLIA
Por vezes, pensa-se que a Virgem não é muito evocada na Bíblia… Mostraremos que as citações diretas, no Novo Testamento, são muito mais numerosas do que pensamos e que têm um significado muito peculiar, em momentos cruciais da vida de Cristo. Por outro lado, as alusões indiretas à Maria são numerosas e muito importantes: descobrimos, por exemplo, que Maria é a única no mundo que passa mais de trinta anos ao lado de Cristo durante a sua vida terrena; que ela é Aquela a quem o Apocalipse chama a “Arca da verdadeira Aliança”; Aquela à qual, sobretudo, o anjo da Anunciação saudou como a “cheia de graça” e que pode anunciar a Criação: “de agora em diante me chamarão bem-aventurada todas as gerações”…
(2º§) O Antigo Testamento está, também ele, repleto de figuras, imagens e profecias nas quais tanto o Magistério como os Padres da Igreja, os seus Doutores e Santos reconheceram o anúncio daquela que deu ao mundo o Messias esperado. Do “Gênesis” ao Livro do Profeta Isaías, e até aos últimos profetas da Primeira Aliança… prefigurações e outros anúncios, respeitantes à Virgem Mãe do Salvador, atravessam todo o Antigo Testamento, do Pentateuco aos Profetas, passando pelos Livros Históricos e Sapienciais!
(3º§) Maria pertence ao Novo Testamento. Ela nasceu no tempo do Novo Testamento. Todos os relatos específicos e diretos que falam dela, estão no Novo Testamento. Porém, podemos formular-nos uma pergunta: O Antigo Testamento referiu-se alguma vez à Mãe do Messias esperado? Existem textos bíblicos que, mesmo em sentido figurado, mencionam algo sobre a Mãe do Filho de Deus? Podemos associar alguns textos do Antigo Testamento e aplicarmos a Maria?
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