05 estratégias para prestarem atenção

Comunicação Ensino Fundamental
05 estratégias para prestarem atenção
Ariana S.
em 14 de Abril de 2021

Na maioria das salas as crianças são enérgicas. Para que possam se acalmar e prestar atenção precisamos de estratégias. A seguir, algumas sugestões para anteceder esse momento:

 

Atenção, concentração!

Uma música intercalada com palmas que possui ações a serem feitas. Para as ações, a criatividade é o limite, porém é importante que o final possua um pedido de silêncio. A duração da música fica a sua escolha.

 

Atenção, concentração

ritmo, mão na cabeça.

Atenção, concentração

ritmo, mão no joelho.

Atenção, concentração

Ritmo, silenciou.

 

Cântico do reloginho

Esse cântico é pequeno, possuindo apenas quatro versículos que podem ser repetidos quantas vezes desejar. Para ajudar as crianças a se acalmarem é possível diminuir o ritmo a medida em que canta.

 

Tic tac tic tac

faz o reloginho

vamos já falar com Deus

diz o reloginho

 

Música do mosquitinho

Cantada por diversas pessoas, é possível encontrá-la em várias versões, com leves alterações entre elas. É importante orientar as crianças a guardarem a chave, pois precisarão abrir a boca no futuro.

 

Para ouvir o som do mosquitinho

e as batidas do seu coraçãozinho

pego a chave e tranco a boquinha

hummm hummm hummm

 

Plaquinhas

Essa alternativa exige um preparo prévio. Para ela você fará plaquinhas para dar aos alunos e/ou para você. As plaquinhas devem ser levantadas para indicar uma ação a ser feita ou o comportamento da turma.

 

Para todos: plaquinhas com uma orelha e plaquinhas com uma boca. Quando alguém quiser falar, deve levantar a plaquinha da boca. Todos os demais devem levantar a plaquinha da orelha indicando que estarão ouvindo.

 

Para o professor: uma carinha feliz e outra triste ou um polegar para cima e um para baixo. Quando estiver falando algo importante, caso haja algo que atrapalhe basta levantar a carinha triste ou o polegar para baixo.

 

Quem está me ouvindo?

Você pode pedir que quem está te ouvindo responda com ações a sua escolha. Quando uma criança visualiza outra fazendo um gesto inesperado, ela quer saber o motivo e tende a repetir e prestar atenção.

 

Quem está me ouvindo coloque a mão na cabeça!

Quem está me ouvindo coloque a mão na orelha!

Quem está me ouvindo coloque a mão nos olhos!

 

Referências:

Brincante Encante. Som do mosquitinho. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=iU_XReymxQQ>. Acesso em: 03 fev 2021.

CALÁCIA, Deborah. Como silenciar uma sala de aula na educação infantil. Disponível em: <http://naescola.eduqa.me/rotina-pedagogica/como-silenciar-uma-sala-de-aula-na-educacao-infantil/> Acesso em: 03 fev 2021.

SOUZA, Bruna. O mosquitinho - canção de ninar. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=R7ELtKi4HAw>. Acesso em: 03 fev 2021.

Belo Horizonte / MG
Curso Livre: Recursos e atividades na prática (Clarissa Pereira)
Pedagoga paciente com grande conhecimento tecnológico e apaixonada por alfabetização.
Oferece aulas online (sala profes)
R$ 40 / aula
Conversar Whatsapp do professor Ariana S. Whatsapp do professor Ariana S. Ver WhatsApp
1ª aula demonstrativa
Responde em 16 h e 41 min
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Listas de exercícios, Documentos, Revisões de textos, Trabalhos?

Se seu problema for dificuldade em uma lista de exercícios, revisão de teses e dissertações, correção de textos ou outros trabalhos, peça uma ajuda pelo Tarefas Profes.

Enviar Tarefa

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil