Adobe Spark: novas tecnologias para seus estudos

Novas ferramentas tecnológicas aliam aprendizado aos tempos atuais

Pedagogia Reforço escolar Ensino Médio Ensino Fundamental
Adobe Spark: novas tecnologias para seus estudos
Profes
em 17 de Outubro de 2019

Como educar para crianças do século XXI, com ferramentas do século XXI? Como desenvolver nas escolas um projeto pedagógicos alinhado aos tempos atuais? Esta é a pergunta que muitos educadores debatem nos milhares de congressos de educação existentes. Desde muito tempo fala-se na implementação das tecnologias ativas e o ensino híbrido. Estamos chegando cada vez mais perto de vê-las no dia-a-adia nas escolas.

A influência dos vídeos digitais na nossa cultura cotidiana é inegável. Com os vídeos digitais ganhando popularidade, parece natural que este formato se estenda ao cenário educacional. Hoje, os alunos estão utilizando vídeos educacionais como uma ferramenta para aprender tudo, desde tocar um instrumento musical até a última moda em dança. Notavelmente, a geração do milênio representa 92% da audiência de visualização de vídeos digitais. Os tópicos abstratos que antes pareciam difíceis de ensinar e aprender agora estão mais acessíveis e compreensíveis, graças à disponibilidade de vídeos educacionais. 

Sendo assim o Profes lançou em 2019 o Cursos Profes, um local para que qualquer pessoa possa adquirir um curso de qualidade criado pelos nossos melhores professores. São milhares de cursos em todos os campos do conhecimento existentes, de falar em público a matemática, de mágica a história do Brasil e assim por diante. De tudo!

Estudos demonstraram que o uso de aulas gravadas em vídeos sequencias curtos permite um processamento e recuperação de memória mais eficientes. A natureza visual e auditiva dos vídeos atrai um grande público e permite que cada usuário processe as informações de maneira natural para eles. No tempo deles.

Até pouco tempo atrás, antes da existência da internet, não existiam. Utilizava-se jogos de tabuleiro, jogos de cartas, xadrez, livros, entre outros objetivos pedagógicos para estimular os alunos a aprenderem de forma diferente. Porém, com ao advento da internet e da tecnologia de forma geral - computadores, celulares, tablets - houve uma explosão de novas ferramentas que permitem a implementação de novas tecnologias nas escolas de modo eficiente e engajador. 

Dentre os temas importantes e atuais, a educação midiática, ganhou um espaço relevante, portanto saber gravar, editar, roteirizar um video é uma habilidade necessária para alunos do século XXI. A Adobe, gigante no desenvolvimento de aplicativos para criação de conteúdos digitais, por exemplo, criou o Spark, uma solução que permite que todos, especialmente professores e alunos, criar e compartilhar facilmente vídeos., lembrando que tudo começa por uma boa história.

O uso de vídeos no ensino e aprendizagem serve não apenas para beneficiar os alunos, mas também para os professores e suas instituições afiliadas. Estudos realizados estimam que mais de 90% dos professores acreditam que o uso de vídeos educacionais melhora a experiência de aprendizado. Como resultado, as instituições educacionais enfrentam a tarefa de atender à crescente demanda por ensinar estudantes a criar vídeos de qualidade

 

Benefícios do uso de criação de vídeos na sala de aula

Os benefícios do ensino de criação de vídeos em um ambiente educacional são numerosos. Sua conveniência e versatilidade os tornam um trunfo para estudantes, professores e instituições de ensino.

Benefícios para os alunos:

  • Os vídeos criam uma experiência sensorial mais envolvente do que usar apenas materiais impressos. Os alunos realmente conseguem ver e ouvir o conceito sendo ensinado e podem processá-lo da mesma maneira que processam suas interações diárias.
  • Eles fornecem um recurso essencial que pode ser assistido de qualquer lugar com uma conexão à Internet e acessível em vários dispositivos, incluindo laptops, tablets e smartphones. Isso permite a visualização conforme a conveniência do aluno e de onde ele estiver.
  • Os vídeos aumentam a retenção de conhecimento , pois podem ser interrompidos e reproduzidos quantas vezes forem necessárias. Eles também podem ser revisados ​​muito tempo após a lição inicial ter sido ensinada.
  • Eles auxiliam bastante no aprendizado de todas as disciplinas , mas particularmente daqueles tópicos complexos e / ou altamente visuais (como procedimentos passo a passo ou fórmulas de ciências e matemática).
  • Eles aumentam a proficiência em alfabetização digital e comunicação , que são importantes habilidades do século XXI.
  • Inclusão: A obrigação de inlcluir legendas ou tradução em libras nos vídeos, pois o uso de legendas se mostra eficaz para ajudar os alunos a entender a questão das inclusão social.

 Gravando

Benefícios para os professores:

  • Os vídeos aumentam o envolvimento dos alunos, o que , por sua vez, ajuda a aumentar as conquistas. Se os alunos estiverem interessados ​​no material, eles irão processar e se lembrar melhor.
  • Eles oferecem a flexibilidade na hora de criar para ter discussões em classe ou revisar áreas específicas.
  • Eles permitem que os professores criem uma sala de aula invertida ou ambiente de aprendizado "misto". No entanto, os vídeos também são benéficos para os professores que ensinam nas salas de aula tradicionais.
  • Os vídeos digitais facilitam as oportunidades de aprendizado remoto, onde os professores podem alcançar alunos no contra-turno.
  • Muitos vídeos agora contêm recursos analíticos que permitem aos professores rastrear o envolvimento e a participação dos alunos durante a visualização. Existem plataformas que podem rastrear por quanto tempo um vídeo foi visualizado e qual porcentagem do vídeo foi assistida. Isso permite que o facilitador avalie a eficácia do vídeo.
  • Os vídeos procuram mudar o papel dos professores. É importante observar que os vídeos podem destinar-se a aprimorar os materiais

As recomendações a seguir são úteis ao criar um vídeo educacional eficaz e benéfico:

  • Mantenha um tom de conversa e entusiasmo para manter os alunos envolvidos.
  • Equilibre adequadamente os elementos auditivos e visuais por toda parte.
  • Divida os vídeos em segmentos curtos por tópico ou tema.

Ao usar clipes de vídeo na sala de aula, clipes mais curtos (de cinco a 10 minutos) ajudam os alunos a aprender as informações sem sobrecarregar ou perder o foco. Mostrar clipes de vídeo já feitos ajuda a manter os alunos envolvidos.

 

Ensinado a criar vídeos de qualidade

No entanto, muitos educadores geralmente se sentem sobrecarregados com a tarefa esmagadora de ensinar a criar vídeos interessantes e envolventes para instigar o engajamento dos alunos com os estudos. Porém, existe um desejo claro de professores de aumentar suas próprias habilidades em alfabetização digital, receber treinamento e ministrar aulas de criação de vídeos para seus alunos.

Atualmente, muitas instituições de ensino estão optando por criar seus próprios vídeos em sala de aula para fins de aprendizagem.

O Adobe Spark permite criar em 3 diferentes formatos, uma narrativa, a partir do roteiro desenvolvido pelos próprios alunos:

  1. Spark Video permite que você transforme sua história em um vídeo narrado animado, tudo pode ser feito em apenas alguns minutos.
  2. Apresentar um relatório, explicando um conceito em classe
  3. Contar uma história pessoal nunca foi tão fácil.

Professores e alunos usam o Spark para contar histórias de forma fácil, escolhendo a partir de milhares de belas imagens (ou usar o suas prórpias) para ilustrar suas ideias, podem adicionar ícones ou seus próprios clipes de vídeo gravados no celular e importados para o computador.

Spark para educação, chamado em inglês de Adobe Spark for Education, possuifuncionalidade que são fundamentais para as escolas, como:

  • privacidade de dados: pode ser implantado de acordo com as leis de privacidade de dados de crianças definidas pela escola
  • login facilitado: capacidade de configurar o logon único para que os alunos possam facilmente entrar com seu númerod e identificação escolar existente
  • controle aprimorado de administrador para um uso seguro 
  • busca de imagens mais adequados para os alunos do ciclo básico.
  • recursos premium gratuitos para escolar: eles são incluídos gratuitamente (normalmente custam $9.99 dólares por mês por usuário)

Não é fácil implementar uma pedagogia inovadora na escola, ainda mais quando ele envolver a adoção de novas tecnologias educacionais. O Profes possui milhares de professores de todo pacote Adobe: photoshop, premiere, audition, indesign e agora Spark, caso seja uma necessiade, um aluno, um pai, uma escola pode sempre procurar um professor no Profes e chamá-lo para ajudar a criar videos, implementar projetos pedagógicos.

Bem vindo ao futuro!

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Listas de exercícios, Documentos, Revisões de textos, Trabalhos?

Se seu problema for dificuldade em uma lista de exercícios, revisão de teses e dissertações, correção de textos ou outros trabalhos, peça uma ajuda pelo Tarefas Profes.

Enviar Tarefa

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

Ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil