Volte atrás numa decisão já estabelecida em 2019
em 23 de Janeiro de 2019
As principais deficiências na formação dos químicos brasileiros podem ser enquadradas como:
#1. fraca formação em áreas afins à Química, por exemplo, Biotecnologia, Biologia e outras modalidades de conhecimento atuais e novas para os químicos;
#2. a maioria dos químicos é formada com orientação tipicamente voltada para uma pós-graduação como um fim em si mesma, quando esta deveria ser encarada como um meio de formação continuada, conseqUentemente para aumentar a capacidade criativa e empreendedora do candidato (70% dos graduandos em Química querem fazer cursos avançados);
#3. desconhecimento da importância e da participação estratégica da Química na vida contemporânea;
#4. os estudantes gastam muito tempo com conteúdos de interesse restrito, ao invés de se ocuparem/aprenderem sobre as substâncias que são insumos do dia-a-dia das indústrias e estão presentes no cotidiano das pessoas (corantes, tensoativos, polímeros, compostos da indústria de base, especialidades da química fina);
#5. há desconhecimento do sistema econômico em que a Química é desenvolvida: empresas, produtos, processos e setores de aplicação e, pior, pouco se aprende, na graduação, sobre o exercício e a regulamentação da profissão do Químico
#6. na maioria dos projetos didático-pedagógicos dos cursos de Química, a carga horária experimental é de apenas 30%.
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