1) Leia o trecho da obra de Voltaire "Tratado Sobre a Tolerância":
"Não faças aos outros o que não queres que te façam". Ora, não se percebe como, segundo esse princípio, um homem poderia dizer a outro: "Crê no que eu creio e não no que não podes crer; caso contrário, morrerás".
O Estado democrático e laico permitiu que:
Alternativas:
o Estado mantivesse o domínio sobre a crença das pessoas.
houvesse a separação entre religião e política.
as monarquias mantivessem o poder político e a igreja católica o poder religioso.
o Estado definisse uma religião oficial, sem impedir que outras religiões também fossem professadas.
a intolerância fosse uma questão religiosa, enquanto a política seria guiada pela democracia.
2) Hannah Arendt estabelece fortes vínculos por entre o indivíduo e a sociedade.
Sua compreensão da liberdade também é compreendida quando focamos em outra aptidão humana, a responsabilidade.
A renúncia ao processo individual de pensar, ou a tentativa de se tornar irresponsável por um juízo crítico ("Quem sou eu para julgar?", "Se fazem assim é porque deve estar certo...") acaba por negar a própria condição de pessoa que é inerente aos seres humanos.
Arendt reafirma a autonomia no exercício de pensar e desenvolve críticas à ideia de responsabilidade coletiva ("É porque todo mundo faz desse jeito"), já que a responsabilização coletiva impede que cada um assuma sua responsabilidade individual.
Considerando esse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
I - Além do usufruto do livre arbítrio, o exercício da liberdade pode aparecer inclusive vinculado ao consumo desenfreado e ao acúmulo de riquezas.
PORQUE
II - Na modernidade, quando o homem exerce seu trabalho de forma exaustiva e individualista, é levado à insatisfação pessoal constante.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Alternativas:
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
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