Como fazer uma boa redação para o ENEM!
Lygia Cipriano
em 27 de Outubro de 2018

Às vésperas da prova do ENEM, sei que muitos de vocês estão preocupados com a tão falada redação. Por isso, hoje vou dar uma dica de ouro para vocês: como começar a redação. 

Existem várias técnicas para iniciar o tema da dissertação, mas a que recomendo é uma muito utilizada no meio jornalístico: o LIDE. Aí você me pergunta: Lygia, o que seria o LIDE (ou lead em inglês)? E eu te respondo: É o primeiro parágrafo de um texto jornalístico contendo as respostas às seis perguntas consideradas básicas: o que, quem, quando, onde, como e por que?

Para que você consiga desenvolver esta primeira parte, analise a proposta de redação e os textos motivadores. Para te ajudar a entender mais ou menos como funciona, vou usar como exemplo o tema da redação do ENEM do ano passado: Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil.

A primeira coisa que temos de fazer é responder às 6 perguntas:

O que: formação educacional de surdos

Quem: surdos

Quando: atualmente

Onde: no Brasil

Como: ensino de LIBRAS na rede regular de ensino / formação inicial e continuada de professores / tecnologias em sala de aula

Por que: para que os preconceitos contra os surdos sejam quebrados

O primeiro parágrafo da redação ficaria assim:

"Em pleno século XXI, a educação de surdos no Brasil sofre grandes defasagens, por conta da falta de recursos educacionais, da má formação inicial dos professores, falta de investimento em formação continuada e tecnologias para as salas de aula. Somente por meio da educação é que a comunidade surda poderá ser reconhecida em meio à sociedade brasileira."

A partir disto, você irá desenvolver 2 ou 3 argumentações para embasar seu pensamento, lembrando que você não pode citar os textos motivadores. Para isto, você terá que ter lido diversas notícias sobre atualidades, pois são os temas que geralmente caem. Cada argumentação deverá ser escrita em um parágrafo.

Para finalizar, conclua trazendo uma solução para o problema defendendo uma das teses apontadas nos argumentos. No caso da prova de 2017, eu escreveria:

"Para que os surdos não mais sintam-se alheios aos demais brasileiros, seria imprescindível que a rede pública de educação ensinasse, não somente aos surdos, mas à todos os alunos, a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), para que todos possam se comunicar uns com os outros, sem preconceitos."

Por fim, é isso! Sigam essas dicas e treinem bastante!
Se precisarem, estou às ordens! É só me chamar ;)

São Paulo / SP
Graduação: Licenciatura em Pedagogia (Faculdade Método de São Paulo)
Olá, meu nome é Lygia, sou formada em Pedagogia e tenho experiência há 3 anos com educação infantil e ensino fundamental 1. Atuei auxiliando os alunos do período integral na realização de tarefas de casa e auxilio no reforço escolar. Também faço acompanhamento pedagógico de meus alunos, criando atividades dinâmicas que os ajudem a aprender da melhor forma possível. Minha metodologia de trabalho é baseada na sondagem daquilo que o aluno já sabe e no auxílio daquilo que ele tem dificuldade, para ...
Redação para Ensino Fundamental, Redação - Aulas Particulares, Assuntos que mais caíram no ENEM para Redação, Como fazer uma Boa Redação, Dícas para uma boa redação, Aulas de Reforço em Redação, Correção de Redação
Oferece aulas online (sala profes)
Oferece aulas presenciais
R$ 50 / aula
Conversar
1ª aula gratuita
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Listas de exercícios, Documentos, Revisões de textos, Trabalhos?

Se seu problema for dificuldade em uma lista de exercícios, revisão de teses e dissertações, correção de textos ou outros trabalhos, peça uma ajuda pelo Tarefas Profes.

Enviar Tarefa

Confira mais artigos sobre educação

Ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil