Pesquisa rtj 79/11 e 67/419 do stf

Direito Concurso

Preciso achar as RTJ 79/11 e 67/419, Pleno STF (Revista trimestral de Jurisprudencia), para um artigo acadêmico, o assunto é concurso de pessoas no crime de aborto.

Foto de Cesar F.
Cesar perguntou há 4 meses

Sabe a resposta?

Ganhe 10 pts por resposta de qualidade
Responder dúvida
2 respostas
0
votos
Nenhum usuário votou nessa resposta como útil.
Professor Matheus C.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Respondeu há 3 meses

Bom dia Cesar,

 

Segue o link para acessar as revistas: 

https://portal.stf.jus.br/textos/verTexto.asp?servico=publicacaoRTJ&pagina=rtj_edicoes_anteriores

 

Att.,

Envie uma dúvida gratuitamente

Envie sua primeira dúvida gratuitamente aqui no Tira-dúvidas Profes. Nossos professores particulares estão aqui para te ajudar.

0
votos
Nenhum usuário votou nessa resposta como útil.
Professora Gabrielle M.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Respondeu há 3 meses

OBS: O crime do art. 124, CP é chamado de crime de ABORTAMENTO e aborto é o produto do crime de abortamento. 

 

Resumo do 79/11:

 

"Habeas corpus - Aborto. Paciente que nao teve qualquer participação no ato fisico, material ou cirúrgico, do aborto . Sua condição de co-reu no crime do abortante, não no crime de execução material do aborto . Delito classificável no art. 124 e não no art. 126 ou 127 do CP. Habeas Corpus Deferido.

O paciente está sendo processado pela co-autoria em crime de aborto, em seu tipo qualificado por lesao corporal de natureza grave . (CP, arts. 126 e 127).

0 Sr. Ministro Aliomar Baleeiro: - Sr. Ministro Relator, gostaria que V. Ex* ponderasse sobre urn argumento que a nobre defensora arguiu da tribuna, qual seja o de que o paciente nao teve qualquer participação no ato fisico, material ou cirúrgico, digamos assim, do aborto, mas que, no interesse da abortante, ajudando-a, levou-a e entregou-a a Cacilda, hoje morta.

A ilustre defensora recordou um habeas corpus que concedi há tempos, em caso absolutamente igual a este: O co-reu, conselheiro da abortante, não era co-reu no crime da executora material, mas sim da abortante. Assim, entendo que o delito deveria ser classificado no art. 124 e nao no art. 126 e muito menos no 127.

O Código Penal brasileiro, que, no art. 124, somente se refere so auto-aborto e ao consentimento da gestante. Os art. 126 e 127 punem exatamente esta atividade de quem provoca aborto.

Não se pode, porém, classificar a atividade do paciente deste habeas corpus no art. 126. O Importante é saber qual foi o intuito dele. Não foi favorecer a atividade criminosa da parteira, ou de que fez um aborto. Ele não era um enfermeiro, ajudante ou agente corretor dos serviços dela. Ele não delinquiu para aumentar os proventos que a parteira auferia nesta atividade. O interesse, a atividade dele, foi exatamente em relação a senhora que necessitou fazer o aborto, por motivos cuja apreciação nao nos cabe aqui.

O direito brasileiro separa em figuras distintas o auto-aborto e o consentimento para abortar. Entao, como observa Hungria, pode haver co-autoria, quer facilitando meios para o auto-aborto, quer participando da formação do consentimento, ou induzir a mulher a submeter-se ao aborto. Esta e a forma de co-autoria do art. 124, mas, desde o momento em que se não atribua apenas a atividade de induzir so aborto, porém uma participando maior; não a de formar o consentimento a que se refere o art. 124, mas de auxiliar, cooperar, para que se provoque o aborto com o consentimento da gestante, então, a participando será no delito do art. 128, ou 127, conforme o resultado."

 

Resumo do 67:

"Abortamento consentido. Co-autoria. Quem presta colaboração à mulher que quer abortar, encorajando-a a fase-lo, comete o crime do art. 124, como co-autor da ação dela, e não o do art. 126, que é o da executante da operação física."

Professores particulares de Direito

+ Ver todos
Encontre professor particular para te ajudar nos estudos
R$ 80 / h
Franciele V.
Jaboticabal / SP
Franciele V.
4,6 (69 avaliações)
Horas de aulas particulares ministradas 15 horas de aula
Tarefas resolvidas 99 tarefas resolvidas
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Direito Constitucional Ajuda em TCC de Direito Introdução ao Direito
Doutorado: Educação (Universidade Estadual Paulista - UNESP )
Professora de humanidades. Pesquisadora, há 10 anos atuando na educação.
R$ 60 / h
Rogério S.
Estância / SE
Rogério S.
4,9 (30 avaliações)
Horas de aulas particulares ministradas 384 horas de aula
Tarefas resolvidas 33 tarefas resolvidas
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Direito Trabalhista Estudar Para OAB 2ª Fase Direito Constitucional
Curso Técnico: Eletrotécnica (Escola Técnica Federal de Sergipe)
Pronto para tirar suas dúvidas? Então contate este professor!