Onde encontrar professor particular

Pedagogia
Onde encontrar professor particular
Profes
em 22 de Novembro de 2017

Aprender nunca é demais. Professores particulares é uma das mais eficientes metodologias pedagógicas disponíveis. É caro? Não, o custo benefício vale à pena. No geral é mais caro do que uma sala de aula onde tem um professor para 40 alunos, mas é muito mais barato e eficiente do que você imagina.

Algumas histórias comuns:

  • Seu filho não consegue passar de ano, está tendo dificuldades em matemática, física, português, biologia ou história.

  • Você vai viajar, gostaria de dar um up no seu inglês, italiano, alemão, francês ou hebraico

  • Quer cozinhar algo específico, um cookie, um bolo, um molho de macarrão diferenciado, e as receitas da internet não estão ajudando

  • Está no meio de uma planilha de Excel, um documento de Word ou fazendo uma apresentação em PowerPoint e travou em como utilizar uma fórmula, formatar um parágrafo ou inserir um vídeo

  • Não encontra um bug no meio do Java, Python ou C# e precisa entregar um exercício ou programa para o dia ou a semana seguinte

Poderíamos citar mais um monte de exemplos em administração de empresas, aplicativos mobile, crochê, anatomia, musculação, biologia,  probabilidade e estatística, entre milhares de especialidades oferecidas no profes.

A resposta geral é: existem diversos locais e opções onde você encontra bons professores particulares. Todos possuem seus benefícios e dificuldades. Vamos citar aqui os mais comuns.

 

1. Facebook

 

É bastante comum as pessoas terem amigos com filhos de idades próximas, logo pedir indicação de professor particular no facebook. Funciona bem.

Você verá que a seção de comentários (comments) rapidamente crescerá para pelo menos 20 indicações, as vezes mais de 100. Mas este é um dos problemas: como discernir os bons dos ruins? Indicação é importante, porém empatia com aluno, conhecimento dos conceitos necessários é também muito importante na escolha de um professor particular. Portanto, a indicação acaba sendo muito genérica.

Outro ponto é: por onde começar? Em ordem de comentários? O que fazer depois do 10º comentário? Não haverá tempo para responder a todos (eles irão querer saber quem é o aluno, qual disciplina tem dificuldades, objetivos etc). Mesmo que use copy-paste, que consiga direcionar todos os contatos para seu inbox do Messenger, do WhatsApp ou para o seu telefone, sua vida ficará um tanto quanto impraticável.

E tem um outro pormenor: nenhum sigilo. As vezes os pais não querem divulgar publicamente a situação escolar dos filhos. Ao postar no facebook, fica claro que o filho não está indo bem no colégio, e isto é uma questão pessoal, da família.  

Finalmente, o que fazer se um dos professores for seu amigo? Conhecido de um parente? Como dizer "não"? Como falar “já encontrei” antes de tê-lo contatado sem ofendê-lo?


2. Indicações da própria escola

 

No desespero de encontrar um professor e entender que a escola já conhece seu filho, perguntar na secretaria se eles têm indicação é uma boa pedida. Sem contar que a maioria destes professores já conhece a didática e o assunto do colégio.

O problema é que, caso o colégio tenha uma mensalidade alta, você se sentirá refém do valor do professor, que não economizará no preço oferecido.

Outro ponto é que estes professores, que geralmente são poucos, possuem uma agenda muito apertada. Você patina, patina, liga, fala somente quando ele não está dando aula e quando consegue, acaba tendo que procurar outro professor ou acomodar seu filho ou sua filha em horários que não gostaria (tarde da noite ou durante o horário de almoço).

 

3. Indicações de amigos

 

Ligar ou mandar um WhatsApp para um amigo ou uma amiga e perguntar se esse conhece algum professor de geografia. Esse tipo de recurso possui um grau de eficiência muito baixo, até menor do que o do facebook. Na maioria dos casos a resposta é não, quando é sim, você terá que ligar para o professor e ver se o valor é compatível com o que deseja gastar e, se sim, se a agenda permite acomodar mais um aluno no horário e local que ambos desejam. Zero eficiência!

E tal qual o facebook, a família perde a privacidade. As vezes os pais não querem divulgar a situação escolar dos filhos.

 

4. Google

 

A eficiência aumenta muito, a privacidade também e você receberá a lista que o Google acha relevante.

Porém a efetividade ainda é duvidosa. “Preciso de um professor particular de história” não diz se prefere a domicílio ou online, muito menos se o nível é Fundamental, Médio, Superior ou para passar no ENEM ou em um Concurso.

Um outro problema aparece: você terá propagandas de sites genéricos, professores particulares individuais e escolas de professores particulares (o que o Google chama de links patrocinados, aquelas indicações que aparecem no topo e do lado direito do seu browser).

Os resultados com links patrocinadas não são os mais indicados, e sim a lista dos que pagarão para estar nas primeiras colocações. Alguns podem funcionar bem, mas na maioria dos casos você perderá tempo surfando nestes sites até descobrir se é o que você desejava.


5. Plataformas especializadas em professores particulares

 

Como por exemplo a nossa plataforma profes. É seguramente disparado a melhor alternativa. Desenvolvidas em anos de experiência pedagógica e tecnológica, elas possuem uma infinidade de professores a disposição para você investigar e escolher. Muitas, como o profes, permite que você personalize ao máximo sua busca ao mesmo tempo que te dá toda liberdade para não somente escolher o professor que lhe caiu bem, quanto permitir conversar com ele facilmente pela própria plataforma e tirar suas dúvidas.

Do ponto de vista de qualidade, a possiblidade de comparar professores, conhecer seu perfil e biografia detalhadamente e ler suas avaliações, numa plataforma grande, é garantia direta de qualidade.

Outra grande vantagem é para aquelas plataformas que permitem que você faça aulas online. A garantia de qualidade é quando a plataforma desenvolve um quatro didático eletrônico exclusivamente para esse tipo de aula (exemplo, quadro profes). Desta forma você pode até mesmo prescindir do deslocamento e ter aulas online pela plataforma, com uma tecnologia muito superior a programas como o Skype.

Você está preparado para encontrar um professor via internet? Com plataformas como o profes, você pode fazer isso de forma segura sem sair de casa.

Disclaimer em nome da transparência: nós do profes somos uma plataforma especializada em aulas e professores particulares tanto a domicílio quanto online.

Veja tabela abaixo com os prós e contras das diversas formas de se encontrar um professor particular:

 

Local

Vantagens/ Benefícios

Desvantagens / Dificuldades

Facebook
  • Fácil
  • Rápido
  • Grande quantidade de indicações
  • Sem privacidade
  • Trabalhoso finalizar o processo de contratação
  • Pode ofender amigos
 Escola  
  • Certeiro

  • Confiável

  • Já conhecem a pedagogia

  • Mais caro

  • Processo de conversar é difícil

  • Processo de acertar agenda moroso

 
 Indicação pessoal
  • Confiável
  • Alta qualidade

  • Mais caro

  • Processo de encontrar é moroso

  • Chance de acertar agenda é mínima

 
 Google
  • Fácil
  • Rápido
  • Grande quantidade
 
 
  • Qualidade duvidosa

  • Professores que comprar anúncios se destacam

  • Vai precisar conversar e detalhar a demanda e os objetivos

 Plataformas especializadas  
  • Fácil
  • Rápido
  • Alta qualidade
  • Valor menor
  • Falta de costume para utilizar uma plataforma tecnológica
  • Não confiam em aulas online
  • Gostam de encontrar e contratar à moda antiga
 

 

 

Caso queira saber mais, veja os artigos "Quanto custa um professor particular" ou “Como contratar um professor particular

O importante é você conversar, testar e pesquisar para que se sinta confortável em encontrar um professor particular que atenda seus objetivos. Afinal, educação é um produto de seres-humanos, de empatia e não de prateleira.

 

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.
Carla G.
em 17 de Agosto de 2019

Muito bom o artigo, como todos os artigos Profs.

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.
Divino S.
em 21 de Maio de 2019

Agradou-me muito todo o histórico; Parabéns

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Listas de exercícios, Documentos, Revisões de textos, Trabalhos?

Se seu problema for dificuldade em uma lista de exercícios, revisão de teses e dissertações, correção de textos ou outros trabalhos, peça uma ajuda pelo Tarefas Profes.

Enviar Tarefa

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

Ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil