Onde encontrar um professor particular?
Por: Profes
22 de Novembro de 2017

Onde encontrar um professor particular?

Existem diversos locais para se achar um professor, a tecnologia facilita demais a busca

Pedagogia

Aprender nunca é demais. Professores particulares é uma das mais eficientes metodologias pedagógicas disponíveis. É caro? Não, o custo benefício vale à pena. No geral é mais caro do que uma sala de aula onde tem um professor para 40 alunos, mas é muito mais barato e eficiente do que você imagina.

Algumas histórias comuns:

  • Seu filho não consegue passar de ano, está tendo dificuldades em matemática, física, português, biologia ou história.
  • Você vai viajar, gostaria de dar um up no seu inglês, italiano, alemão, francês ou hebraico
  • Quer cozinhar algo específico, um cookie, um bolo, um molho de macarrão diferenciado, e as receitas da internet não estão ajudando
  • Está no meio de uma planilha de Excel, um documento de Word ou fazendo uma apresentação em PowerPoint e travou em como utilizar uma fórmula, formatar um parágrafo ou inserir um vídeo
  • Não encontra um bug no meio do Java, Python ou C# e precisa entregar um exercício ou programa para o dia ou a semana seguinte

Poderíamos citar mais um monte de exemplos em administração de empresas, aplicativos mobile, crochê, anatomia, musculação, biologia,  probabilidade e estatística, entre milhares de especialidades oferecidas no profes.

A resposta geral é: existem diversos locais e opções onde você encontra bons professores particulares. Todos possuem seus benefícios e dificuldades. Vamos citar aqui os mais comuns.

 

1. Facebook

 

É bastante comum as pessoas terem amigos com filhos de idades próximas, logo pedir indicação de professor particular no facebook. Funciona bem.

Você verá que a seção de comentários (comments) rapidamente crescerá para pelo menos 20 indicações, as vezes mais de 100. Mas este é um dos problemas: como discernir os bons dos ruins? Indicação é importante, porém empatia com aluno, conhecimento dos conceitos necessários é também muito importante na escolha de um professor particular. Portanto, a indicação acaba sendo muito genérica.

Outro ponto é: por onde começar? Em ordem de comentários? O que fazer depois do 10º comentário? Não haverá tempo para responder a todos (eles irão querer saber quem é o aluno, qual disciplina tem dificuldades, objetivos etc). Mesmo que use copy-paste, que consiga direcionar todos os contatos para seu inbox do Messenger, do WhatsApp ou para o seu telefone, sua vida ficará um tanto quanto impraticável.

E tem um outro pormenor: nenhum sigilo. As vezes os pais não querem divulgar publicamente a situação escolar dos filhos. Ao postar no facebook, fica claro que o filho não está indo bem no colégio, e isto é uma questão pessoal, da família.  

Finalmente, o que fazer se um dos professores for seu amigo? Conhecido de um parente? Como dizer "não"? Como falar “já encontrei” antes de tê-lo contatado sem ofendê-lo?


2. Indicações da própria escola

 

No desespero de encontrar um professor e entender que a escola já conhece seu filho, perguntar na secretaria se eles têm indicação é uma boa pedida. Sem contar que a maioria destes professores já conhece a didática e o assunto do colégio.

O problema é que, caso o colégio tenha uma mensalidade alta, você se sentirá refém do valor do professor, que não economizará no preço oferecido.

Outro ponto é que estes professores, que geralmente são poucos, possuem uma agenda muito apertada. Você patina, patina, liga, fala somente quando ele não está dando aula e quando consegue, acaba tendo que procurar outro professor ou acomodar seu filho ou sua filha em horários que não gostaria (tarde da noite ou durante o horário de almoço).

 

3. Indicações de amigos

 

Ligar ou mandar um WhatsApp para um amigo ou uma amiga e perguntar se esse conhece algum professor de geografia. Esse tipo de recurso possui um grau de eficiência muito baixo, até menor do que o do facebook. Na maioria dos casos a resposta é não, quando é sim, você terá que ligar para o professor e ver se o valor é compatível com o que deseja gastar e, se sim, se a agenda permite acomodar mais um aluno no horário e local que ambos desejam. Zero eficiência!

E tal qual o facebook, a família perde a privacidade. As vezes os pais não querem divulgar a situação escolar dos filhos.

 

4. Google

 

A eficiência aumenta muito, a privacidade também e você receberá a lista que o Google acha relevante.

Porém a efetividade ainda é duvidosa. “Preciso de um professor particular de história” não diz se prefere a domicílio ou online, muito menos se o nível é Fundamental, Médio, Superior ou para passar no ENEM ou em um Concurso.

Um outro problema aparece: você terá propagandas de sites genéricos, professores particulares individuais e escolas de professores particulares (o que o Google chama de links patrocinados, aquelas indicações que aparecem no topo e do lado direito do seu browser).

Os resultados com links patrocinadas não são os mais indicados, e sim a lista dos que pagarão para estar nas primeiras colocações. Alguns podem funcionar bem, mas na maioria dos casos você perderá tempo surfando nestes sites até descobrir se é o que você desejava.


5. Plataformas especializadas em professores particulares

 

Como por exemplo a nossa plataforma profes. É seguramente disparado a melhor alternativa. Desenvolvidas em anos de experiência pedagógica e tecnológica, elas possuem uma infinidade de professores a disposição para você investigar e escolher. Muitas, como o profes, permite que você personalize ao máximo sua busca ao mesmo tempo que te dá toda liberdade para não somente escolher o professor que lhe caiu bem, quanto permitir conversar com ele facilmente pela própria plataforma e tirar suas dúvidas.

Do ponto de vista de qualidade, a possiblidade de comparar professores, conhecer seu perfil e biografia detalhadamente e ler suas avaliações, numa plataforma grande, é garantia direta de qualidade.

Outra grande vantagem é para aquelas plataformas que permitem que você faça aulas online. A garantia de qualidade é quando a plataforma desenvolve um quatro didático eletrônico exclusivamente para esse tipo de aula (exemplo, quadro profes). Desta forma você pode até mesmo prescindir do deslocamento e ter aulas online pela plataforma, com uma tecnologia muito superior a programas como o Skype.

Você está preparado para encontrar um professor via internet? Com plataformas como o profes, você pode fazer isso de forma segura sem sair de casa.

Disclaimer em nome da transparência: nós do profes somos uma plataforma especializada em aulas e professores particulares tanto a domicílio quanto online.

Veja tabela abaixo com os prós e contras das diversas formas de se encontrar um professor particular:

 

Local

Vantagens/ Benefícios

Desvantagens / Dificuldades

Facebook
  • Fácil
  •  
  • Rápido
  •  
  • Grande quantidade de indicações
  • Sem privacidade
  • Trabalhoso finalizar o processo de contratação
  • Pode ofender amigos
 Escola  
  • Certeiro

  • Confiável

  • Já conhecem a pedagogia

  • Mais caro

  • Processo de conversar é difícil

  • Processo de acertar agenda moroso

 
 Indicação pessoal
  • Confiável
  • Alta qualidade

  • Mais caro

  • Processo de encontrar é moroso

  • Chance de acertar agenda é mínima

 
 Google
  • Fácil
  • Rápido
  • Grande quantidade
 
 
  • Qualidade duvidosa

  • Professores que comprar anúncios se destacam

  • Vai precisar conversar e detalhar a demanda e os objetivos

 Plataformas especializadas  
  • Fácil
  • Rápido
  • Alta qualidade
  • Valor menor
  • Falta de costume para utilizar uma plataforma tecnológica
  • Não confiam em aulas online
  • Gostam de encontrar e contratar à moda antiga
 

 

 

Caso queira saber mais, veja os artigos "Quanto custa um professor particular" ou “Como contratar um professor particular

O importante é você conversar, testar e pesquisar para que se sinta confortável em encontrar um professor particular que atenda seus objetivos. Afinal, educação é um produto de seres-humanos, de empatia e não de prateleira.

 

447.367 seguidores

Cadastre-se ou faça o login
para seguir esse blog.

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.
em 9 de outubro de 2020

É verdade. Empatia e comprometimento com a aprendizagem é importante característica do bom professor é isso vc não passa em nenhuma tipo de propaganda. Bom texto. CYBEL

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.
em 23 de dezembro de 2019

Boa noite! Gostei muito do artigo e fico agradecida por me enviar.Sou professora estou tentando dar aula particular mais ainda não obtive sucesso,se puder me dar uma orientação eu agradeço.Desde já obrigada,Isabel Gomes Borges

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.
em 17 de agosto de 2019

Muito bom o artigo, como todos os artigos Profs.

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.
em 21 de maio de 2019

Agradou-me muito todo o histórico; Parabéns

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil