Plano de aula sobre conservantes alimentícios

Química Ensino Médio
Plano de aula sobre conservantes alimentícios
Milena B.
em 30 de Agosto de 2020

 

 JUSTIFICATIVA

         Os conservantes alimentícios estão cada vez mais presentes na dieta atual, considerando-se as alterações nos hábitos alimentares das últimas décadas, o aumento do consumo de produtos processados em detrimento dos “in natura”. Estes compostos são utilizados para evitar a deterioração do alimento, prolongando a vida útil deste, tornando-o mais tempo disponível para o consumo. Desta forma, se faz relevante fornecer subsídios sobre  quais são os conservantes mais utilizados, a ocorrência de conservantes naturais, perceber a relação das características químicas dos conservantes e de sua ação na preservação do alimento, controvérsias sobre a necessidade e a segurança de sua utilização, a regulamentação que  os envolve, assim como a necessidade de estudos sobre efeitos adversos à saúde humana.

OBJETIVOS

Objetivo  geral:  Analisar as propriedades específicas dos materiais (conservantes alimentícios) para avaliar a adequação de seu uso em aplicações industriais e/ou propor soluções seguras e sustentáveis.

Objetivos Específicos: 

  • Identificar os tipos mais comuns de conservantes  utilizados atualmente na alimentação humana da população brasileira; 
  • Identificar a existência de conservantes naturais;
  • Relacionar características químicas de conservantes com sua ação antimicrobiana e antioxidante na prevenção da degradação de alimentos ;
  • Analisar a importância da conservação dos alimentos, classificação destes quanto a perecibilidade e regulamentação;
  • Verificar a importância de estudos sobre os aditivos alimentares, sobretudo os conservantes e a saúde pública. 

DESENVOLVIMENTO

     O plano de ensino se dividirá em 4 etapas: 

  • Divisão de grupos para apresentação:

    Será  realizada da proposta de divisão da turma em 4 grupos de alunos. Cada grupo ficará responsável pela pesquisa e elaboração de uma breve apresentação para turma sobre determinado assunto. Cada grupo de aluno deve sortear um dos 4 assuntos, em que um grupo abordará um breve histórico e generalidades sobre os conservantes em alimentos, citando-se a utilização da salga ( sal) e do fumo ( defumação)e o porquê da utilização de conservantes em alimentos, outro grupo deve abordar a importância da conservação de alimentos, classificação destes quanto a perecibilidade, ação dos antioxidantes em alimentos e o outro grupo abordará os principais conservantes e sua ação nos alimentos, elencando-se o ácido sórbico e derivados, nitritos e nitratos, ácido acético e acetatos, dióxido de enxofre e seus derivados, nisina e natamicina, outro grupo deve abordar a importância de estudos sobre os aditivos alimentares, sobretudo os conservantes, e a saúde pública e aspectos de regulamentação. 

 

 2) Comunicação e leitura anteriores:

         Será sugerido aos grupos de alunos que se comuniquem sobre a sua apresentação e questões sobre o seu tema, enviando textos e curiosidades uns aos outros e questões relacionadas que encontrarem em artigos da internet. Além disso será disponibilizado um material impresso com o conteúdo, baseando-se em artigos (1,2) em capítulos de livros de química de alimentos (2), e na legislação vigente (3).

  3)Exibição do vídeo Aditivos Alimentares e do vídeo Conservantes Naturais: 

Será realizada a montagem do data show com as apresentações dos grupo, exibindo-se no início da primeira  aula o seguinte vídeo: https://www.youtube.com/watch?time_continue=4&v=Pjw4e3GE7zY&feature=emb_logo, que aborda as diferentes categorias de  aditivos alimentares e especificamente os conservantes alimentícios. Após a exibição do vídeo serão realizados questionamentos de para que servem e quais são os tipos de aditivos e seus exemplo.  Posteriormente será exibido o seguinte vídeo :  https://www.youtube.com/watch?v=OoyEHgfkjj4.,  em que se realizará o questionamento aos grupos acerca dos exemplos de conservantes naturais, que possuem atividade antimicrobiana e quais seriam as  técnicas de conservação mais comuns atualmente utilizadas. Neste ponto, o professor deve anotar as respostas na lousa para posterior discussão com os grupos. 

 4) Apresentações dos grupos, discussão e avaliação: 

Nesta etapa serão realizadas a avaliação das apresentações dos grupos. Neste ponto será necessário que o grupo aponte a sua temática e ao final serão elencadas os apontamentos e questionamentos com todos os grupos, para dar finalização ao estudo, tanto dos vídeos quanto das apresentações e avaliada a participação, comprometimento do aluno no decorrer da proposta e na finalização. 

METODOLOGIA Sugere-se uma  proposta  pedagógica de metodologia ativa, neste plano em específico, a sala de aula invertida, em que os alunos buscam conhecer sobre o tema em momentos anteriores ao da aula propriamente dita, o aluno pesquisa e lê materiais relativos ao conteúdo anteriormente e no momento da aula apresenta a classe, gerando-se apontamentos e o aprendizado.  


RECURSOS UTILIZADOS

- Data Show, computador com internet, material impresso, lousa e giz.  


BIBLIOGRAFIA: 

1.DELGADO, Mayumi. Aditivos Alimentares: Conceitos Básicos, Legislação e Controvérsias. Nutrícias,  Porto ,  n. 18, p. 22-26,  set.  2013 .   Disponível em <http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-72302013000300006&lng=pt&nrm=iso>. acessos em  30  jun.  2020.


2. Conservantes mais utilizados em alimentos. Revista Aditivos & Ingredientes, 2015. 


3.. Damodaran S. , FeNNEMA, Owen R. Parkin, Kirk L; Química de Alimentos de Fennema. 4ª edição, Porto Alegre: Artmed, 2010. 900p.


4. Aditivos Alimentares e Coadjuvantes de Tecnologia. Disponível em: http://portal.anvisa.gov.br/alimentos/aditivos-alimentares. Acessos em 30 jun. 2020. 


5. Fernandes V. Aditivos Alimentares. Vídeo sobre o Trabalho final do Componente Curricular Química Orgânica, Universidade Federal do Sul da Bahia - Campus Sosígenes Costa, Porto Seguro. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?time_continue=4&v=Pjw4e3GE7zY&feature=emb_logo, acessos em 17 jun. 2020.


6. Ciências Médicas hoje. Vídeo : Conservantes Naturais. Disponível em  https://www.youtube.com/watch?v=OoyEHgfkjj4 

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